Menu
Brasília

Movimento Nossa Brasília realiza vaga viva nesta segunda, Dia Mundial Sem Carro

Arquivo Geral

22/09/2014 9h50

No Dia Mundial Sem Carro, o Movimento Nossa Brasília e a Rodas da Paz promovem vaga viva no Setor Comercial Sul. Vaga Viva é o nome dado a intervenção urbana que mostra as atividades que poderiam acontecer no espaço de 10m2 que é ocupado por um carro ocioso ao longo do dia. 

O espaço é coberto com grama sintética e mobiliário de praça, para promover a humanização do espaço viário. Quando a vaga viva torna-se definitiva, passa a se chamar parklets, como vem sendo no Brasil feito pela Prefeitura de São Paulo. 

A Vaga Viva surgiu em São Francisco, nos Estados Unidos, em 2005, com o nome de “Park(ing)”, como uma iniciativa do estúdio de design Rebar, que trabalha com intervenções urbanas e ligadas à ecologia. A primeira vaga viva realizada no Brasil aconteceu em 2006 no Rio de Janeiro, e dias depois no mesmo mês aconteceu em São Paulo.

O objetivo da atividade é mostrar como o espaço da cidade é degragado quando excessivamente ocupado como estacionamento de automóveis, que são áreas de grande poluição do ar, sem respeito à acessibilidade das calçadas e sem preservação do paisagismo local, diminuindo a qualidade do deslocamento pedestre.

Em 2013, foram aplicadas 111.154 multas pelo DETRAN em função de estacionamento irregular. Enquanto diversas capitais estimulam o estacionamento rotativo (conhecido como zona azul), e criam ruas voltadas apenas para o deslocamento de pedestres, Brasília continua sem nenhuma dessas iniciativas, sendo conivente diariamente com o estacionamento em fila dupla e com o debate da “falta de vagas”, e não da falta de mobilidade.

A vaga viva se propõe a mostrar que na verdade sobram vagas e faltam espaços urbanos bem urbanizados que promovam qualidade de vida. Serão distribuídas “multas cidadãs”, para que o público que circula n Setor Comercial Sul, possa realizar ações educativas com os motoristas que utilizam o local.

A iniciativa conta com o apoio do Balaio Café, do coletivo F.O.D.A Pública e da bicicletaria Pedalando nas Nuvens.

 

Programação

Todo o dia:

– oficina de mecânica de bicicleta Pedalando nas Nuvens

– cabide solidário para doação de roupas

– ponto wifi liberado

 

Atividades com horário

8:00 – Roda do livro: troca de obras literárias

12:00 – DJ Pati Merenda

16:00 – Yoga com a instrutora Natália

17:30 – Discontecagem: Nina Puglia (F.O.D.A. Pública / Cult22), MV Milk (F.O.D.A.)

18:30 – Bandas Davi Kaus e Signo XII

19:30 – Cine Clube “O tempo e as jaboticabas” (curta)

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado