Menu
Brasília

Policiais cumprem mandados de prisão de dirigentes do Sest e do Senat

Arquivo Geral

19/09/2014 8h20

Na manhã desta sexta-feira (19), a Polícia Civil do Distrito Federal e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) realizam a operação batizada de São Cristovão no prédio do Serviço Social do Transporte (Sest) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Do Transporte (Senat), no Setor de Autarquias Sul. Dirigentes e funcionários são acusados de desviarem R$ 20 milhões durante os anos de 2011 e 2012. A ação é resultado de investigações da Delegacia de Repressão ao Crime (DECO), da Controladoria-Geral da União e do Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT).

Desde o início da manhã, policiais civis realizam 23 mandados de busca e apreenssão, 24 mandados de condução coercitiva e cinco mandados de prisão. Pelo menos quatro envolvidos no esquema, já foram detidos –  incluindo a principal suspeita Maria Tereza da Costa Pantoja, ex-diretora executiva do Sest/Senat e atual diretora do Instituto de Transporte e Logística da Confederação Nacional do Transporte (ITL/CNT).  Segundo as investigações realizadas, os desvios ocorriam por meio do recebimento de enormes quantias pelos dirigentes, a título de gratificação, e por meio de pagamento a parentes na qualidade de trabalhadores autônomos.

Todo o prédio da Confederação Nacional do Transporte, localizado na quadra 1 do Setor de Autarquias Sul, foi isolado nesta manhã. No local, agentes da Receita Federal e da Controladoria Geral da União. Até o momento apreenderam 16 carros de luxo – incluindo BMW, Range Rover e Audi. 

Polícia Civil do DF investiga ex-senador Clésio Andrade

O ex-senador Clésio Andrade (PMDB), presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), é investigado pela Polícia Civil do Distrito Federal em uma operação que apura a atuação de um grupo que desvia dinheiro do Serviço Social do transporte (Sest) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).

A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Polícia Civil. Segundo a corporação, na manhã desta sexta-feira, foi deflagrada a Operação São Cristóvão, que inclui 21 mandados de busca e apreensão, cinco prisões temporárias e 24 conduções coercitivas de suspeitos.

O delegado responsável pela operação, Fábio Santos de Souza, concederá uma entrevista hoje para detalhar o assunto. Em nota, a Polícia Civil informou que o inquérito policial apura “atuação de organização criminosa voltada à prática de delitos de apropriação e devido de dinheiro do Sest e Senat”.

A Redação do JBr. tentou falar com o Sest e com o Senat, no entanto não obteve resposta. 

 

*Com informações de Luís Nova e da Agência Estado

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado