Menu
Brasília

Lazer dá lugar ao abandono no Paranoá

Arquivo Geral

19/09/2014 7h10

O Parque Urbano do Paranoá tem uma localização estratégica:   fica na entrada da cidade, próximo ao hospital regional. Mas  o espaço de mais de 40 mil hectares, que deveria ser uma opção de lazer para os moradores, tem afastado os frequentadores. O motivo é um só: a falta de conservação. A sugestão de pauta foi enviada ao JBr. via Whatsapp.

O local onde está instalada a administração do parque,  arborizado e conservado, é uma exceção ao restante da área, que parece estar abandonada. A realidade é bem diferente do outro lado da rua. Prédios fechados,   pichações, quadras de esporte em estado precário, banheiros destruídos e um parque infantil repleto de ferrugem e brinquedos quebrados fazem parte do cenário. 

A professora Aline Vogado,   30 anos,  denuncia o problema. “Eu costumava frequentar  o parque. É um excelente lugar, mas está abandonado. Não levo meus filhos ao parquinho, pois  não vou deixar que eles se machuquem”, lamenta.

É possível contar nos dedos a quantidade de brinquedos em condição de uso. Em alguns, há pontas afiadas – um risco às crianças. 

No bebedouro, apenas uma de três torneiras funciona, e o ralo, entupido, faz a água escorrer. A situação do banheiro também impressiona:  entre os sanitários não há divisória, nas pias faltam torneiras e as paredes são pichadas do rodapé ao teto. Para piorar, não há energia elétrica e algumas descargas não funcionam ou vazam água.

Além da infraestrutura precária, o  pizzaiolo Gustavo Xavier,   20 anos, reclama da falta de  policiamento no parque. “A polícia não passa aqui, tudo está ruindo com o tempo. A estrutura está péssima e o parque, abandonado”, conta o jovem, que costuma pedalar na área.

Um funcionário, que não quis se identificar, admite a falta de segurança e diz que apenas um vigilante por turno protege o local. “A Polícia Militar só passa durante o dia. À noite o portão é fechado. Por causa disso, muitos ‘malas’ passam por aqui e depredam o local”, conta.

A Polícia Militar   informou que o patrulhamento na região é     diário.  

Versão oficial

Responsável pelos parques do DF, o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) garante que em pouco tempo a unidade do Paranoá será restaurada.  “O Parque Urbano do Paranoá será totalmente revitalizado por meio de compensação ambiental da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab), relativo à construção do conjunto residencial Paranoá Parque – Parte do Programa Minha Casa, Minha Vida. O termo de compromisso já foi assinado e ficou a cargo da Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (Sedhab) licitar a construtora. Está prevista para a unidade a construção de pista de caminha, praça de convivência, Ponto de Encontro Comunitário (PEC), playground e quadra de areia, além da revitalização dos galpões já existentes”, informou.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado