Menu
Brasília

Estádio Mané Garrincha vira sala de aula

Arquivo Geral

18/09/2014 14h23

“Devemos reciclar o lixo. E nada mais interessante do que envolver o grande assunto do ano, a Copa do Mundo!” Foi assim que a aluna do Centro Educacional Especial 103, de Santa Maria, Lorena Lima, 25 anos, explicou a escolha do tema para a apresentação no IV Circuito de Ciências da rede pública de ensino do DF. A abertura oficial do evento ocorreu na manhã desta quinta (18) dentro do Estádio Mané Garrincha, reunindo cerca de 200 trabalhos desenvolvidos por mais de 2,5 mil estudantes.

Lorena conta que a ideia para o tema surgiu ainda durante o Mundial exatamente porque os jogos foram realizados no Mané. Para ela e os colegas, o evento foi uma oportunidade de conhecer o estádio, já que o tema de seu projeto foi “A Copa de Todos Nós”, onde aproveitaram o Mundial para abordar a questão da reciclagem.

 

Além da reciclagem, temas como astronomia, robótica, lógica e sustentabilidade estão presentes na Feira de Ciências, que tem previsão de receber  mais de 20 mil estudantes por dia. O evento continua até sábado (20) e tem entrada gratuita. Para muitos alunos, a feira trouxe a oportunidade de conhecer a nova arena brasiliense. “É muito grande e bonito. A cidade precisava de um lugar como este para receber jogos, shows e eventos como a nossa feira”, afirmou o estudante Pedro Almeida Santos, 13 anos.

Multiarena – Durante a abertura do evento, o secretário de Educação, Marcelo Aguiar, ressaltou o caráter multiuso da arena brasiliense. “Esta é uma possibilidade de construir conhecimento cientifico nas escolas, aproveitando um espaço público como o Mané Garrincha que é um importante legado para a cidade e a educação de nossas crianças”, destacou.

O secretário de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social do Ministério de Ciência e Tecnologia, Oswaldo Filho, disse que a realização de uma feira de ciências em um estádio de Copa do Mundo é uma iniciativa muito positiva para incentivar futuros pesquisadores de escolas públicas. “A proposta é bastante interessante, já que traz uma exposição desse segmento para dentro do estádio de futebol, ainda mais no Mané Garrincha que recebeu jogos mundiais. Isso permite que as crianças também conheçam esse monumento”, avaliou Oswaldo.

 Incentivo – Os três melhores trabalhos em cada modalidade de educação – educação infantil, fundamental, médio e educação de Jovens e adultos (EJA), além de educação profissional e especial – serão selecionados para participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ocorrerá de 13 a 19 de outubro, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade.

 

Serviço:

 IV Circuito de Ciências – Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social

Local: Área de acesso às arquibancadas inferiores

Data: de quinta-feira (18/9) até sábado (20/9)

Horário: 9h às 17h

Acesso: Portão 17 (voltado para o Brasília Shopping)

Entrada Gratuita

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado