Menu
Brasília

Suspeito de causar dano ambiental em mina d’água no Gama é preso

Arquivo Geral

17/09/2014 19h31

Um homem de 44 anos acabou preso hoje (17) por agentes da Secretaria da Ordem Pública e Social após ser identificado como mandante de um serviço para aumento na vazão de mina d’água na Ponte Alta Norte, no Gama. O acusado teria a intenção de fazer um sistema de captação de área no local sem autorização de órgãos ambientais.

O terreno, da Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap), tem tamanho aproximado de quatro hectares e fica em área conhecida como Fazenda Fortaleza.

O caso ocorreu após a Seops receber uma denúncia anônima via ouvidoria na manhã desta quarta-feira. Quando os agentes chegaram ao terreno, flagraram uma máquina retroescavadeira em operação.

Os três homens que estavam no local foram conduzidos pelos agentes, que são policiais, à Delegacia do Meio Ambiente (Dema).

Durante o depoimento, G. C. V confirmou ser o mandante do serviço e disse que futuramente faria a captação de água para uma casa que seria construída no terreno.  Um buraco de quatro metros de profundidade e quatro metros de diâmetro foi aberto para aumentar a quantidade e força da água.

O acusado afirmou ser o proprietário da área e que ela pertenceria ao estado de Goiás, no entanto, não apresentou documentos que comprovassem as informações.

O mandante permaneceu preso na delegacia. Em caso de condenação, a pena pelo crime de dano ambiental pode chegar a cinco anos de prisão, conforme a lei 9.605/98.

O operador da máquina e o outro funcionário foram liberados, mas podem ser chamados posteriormente pela polícia, pois fazem parte do inquérito.

“Com a ajuda da população conseguimos impedir que o impacto fosse ainda maior ao meio ambiente. Atuamos de prontidão e vamos manter a vigilância do local nas próximas semanas”, afirma o secretário da Seops, Nelson Müller.

As denúncias de dano ambiental, invasão de área pública e parcelamento irregular do solo podem ser feitas na ouvidoria do GDF pelo telefone 162 ou pelo site http://www.ouvidoriageral.df.gov.br/tag/NovaManif.dll/EXEC.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado