Menu
Brasília

Vera Brant, pioneira de Brasília, morre aos 78 anos

Arquivo Geral

14/09/2014 17h34

A empresária, escritora e pioneira de Brasília Vera Brant,  faleceu neste domingo (14) aos 78 anos. Ela lutava contra uma câncer na Laringe há anos. A mineira foi amiga e aliada dos amiga dos principais personagens ligados à fundação de Brasília, a começar pelo presidente Juscelino Kubitschek, o arquiteto Oscar Niemeyer e o antropólogo e político Darcy Ribeiro.

Vera  nasceu em Diamantina e completou seus estudos em Belo Horizonte. Mudou-se para Brasília em 1960 para trabalhar ao lado de Darcy Ribeiro na fundação da Universidade de Brasília onde foi, posteriormente, professora.

Demitida pelo golpe militar em 1964, foi, durante 36 anos, empresária do ramo imobiliário. Escritora, publicou vários livros, entre eles A Ciclotímica e A Solidão dos Outros e  nsolarando Sombras, Editora Cosac & Naify.

A ex-docente da Universidade de Brasília foi velada em casa, no Lago Sul, na tarde de hoje e deve ser enterrada nesta segunda-feira (15) no Cemitério Campo da Esperança, na Ala dos Pioneiros, às 11h.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado