Menu
Brasília

Hospital de Base cria Centro de Pesquisa Clínica

Arquivo Geral

14/09/2014 14h53

Foi assinada nesta semana uma ordem de serviço que cria o Centro de Pesquisa Clínica do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF). Com a medida, os estudos que já são realizados no hospital, desde a sua fundação, serão agora institucionalizados e trarão mais benefícios ao paciente.

“É um passo de extrema importância para o Base, uma vez que ele é certificado como Hospital de Ensino e tem a necessidade de promover o desenvolvimento e a integração da pesquisa clínica com excelência e qualidade”, destacou o diretor-geral da unidade, Julival Ribeiro.

O Centro de Pesquisa Clínica abrangerá todas as áreas assistenciais do hospital e tem como principais objetivos institucionalizar e dar suporte técnico-científico às atividades de pesquisas realizadas, e acompanhar, por meio de relatório semestral, todos os trabalhos em andamento.

A unidade também servirá como campo de aprendizagem e treinamento para alunos de graduação e pós-graduação, profissionais de saúde e de áreas relacionadas. Com a ordem de serviço, ainda é possível estabelecer uma relação de parceria com empresas dos diversos setores com o objetivo de gerar produção científica.

“Essa é uma semente para que a gente possa organizar o que é produzido no hospital e apresentar esses resultados com o selo do HBDF, o que cria um vínculo entre o que é publicado e a instituição. Com isso, iremos devolver o resultado dessas pesquisas para a nossa razão inicial de ser: o paciente”, frisou a coordenadora do centro e fisioterapeuta, Luciana Vieira.

HOSPITAL DE ENSINO – O Hospital de Base recebeu o selo de certificação como Hospital de Ensino em 2007 e, em maio deste ano, passou por processo de recertificação.

“Hospital de Ensino é um espaço de referência da atenção à saúde para a alta complexidade, para a formação de profissionais de saúde e para o desenvolvimento tecnológico, numa perspectiva de inserção e integração em rede aos serviços de saúde, obedecendo a critérios e necessidades da população”, explicou a coordenadora de Ensino e Pesquisa do HBDF, Alba Mirindiba.

A unidade da rede pública recebe mais de 600 estágios curriculares de níveis médio e superior por ano e possui um quadro de 294 médicos residentes no seu corpo clínico.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado