Menu
Brasília

São Sebastião recebe esta semana o Projeto Soma DF

Arquivo Geral

02/09/2014 16h57

Idealizado pela artista e produtora cultural Tuka Villa-Lobos, o projeto busca desenvolver uma cultura de paz no ambiente escolar, baseada em autoconhecimento, respeito às diferenças, cidadania e cultura.

A prática do bullying se caracteriza por ações de violências físicas, verbais e psicológicas e atinge, principalmente, crianças e adolescentes dentro das instituições de ensino. Pesquisas apontam que Brasília está entre as quatro cidades do país com maior incidência deste tipo de violência, junto com Belo Horizonte, Curitiba e Vitória.

Uma reportagem publicada na Revista Gestão Educacional, em que coloca o Projeto Soma DF como um “case” em educação no país, também apresentou números que provam a necessidade deste tipo de ação me Brasília. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde da Escola, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Distrito Federal ultrapassa a média nacional de pessoas entre 13 e 15 anos vítimas de bullying. No total, 20,8% declaram ter sofrido este tipo de violência e no DF são 24.9.

Programação – Na programação, as oficinas: teatro, com Tuka Villa-Lobos; dança, com DF Zulu Breakers e B. Boy Sapo (Cyphers Clan); artes plásticas, com Sayuri Kudo; e música e canto coral, com Felipe Barão e Glauber Jacques. Também será possível aprender a confeccionar as famosas bonecas Abayomi, na aula de artesanato e consciência negra, promovida pela Secretaria de Educação, com Adriana Tosta.

Para os professores, uma novidade será a oficina com o coordenador de Terapia Comunitária Integrativa, da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), o psicólogo Alexandre Sataerke. Os docentes também podem participar de atividades sobre “A escola que temos e a escola que queremos” e o “Uso consciente das redes sociais”, ambas promovidas pela Fiocruz. Temas como a Escola Diversa e a Mediação Social também fazem parte da lista.

Funcionários, professores e alunos também vão interagir durante os aulões de automassagem e dança, no pátio da escola.

No último dia do Projeto, no dia 6, haverá um grande show com alunos, oficineiros e artistas locais.

O Projeto – O Projeto Soma DF é uma idealização da artista e produtora cultural Tuka Villa-Lobos e tem o patrocínio do FAC – Secretaria de cultura do DF. Já conquistou grandes parcerias como a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, por meio da Coordenação de Educação em Diversidade e da Subsecretaria de Educação Básica; a Secretaria de Governo; a Secretaria da Mulher; a Fundação Oswaldo Cruz – DF, pelo Programa Saúde e Cultura; a Coordenadoria da Juventude, pelo Programa Juventude Viva ; a Secretaria do Idoso e o deputado Claudio Abrantes e, nesta etapa, a Regional de Ensino de São Sebastião e a Administração Regional. A todo momento, novos parceiros se juntam ao projeto. Conheça cada um deles no site www.projetosomadf.com.

O evento já foi realizado nas regiões de Planaltina e Recanto das Emas. A próxima cidade será Ceilândia. Todo o material captado durante as ações faz parte de um documentário sobre o projeto. Em uma prévia do vídeo, vários adolescentes contam como sofreram bullying, relatam o sofrimento causado por essa prática, os efeitos e causas e como ainda lutam contra esta forma de violência, as superações e também mostra os resultados do projeto e sua forma diferenciada de abordagem. 

 

Serviço:

Projeto Soma DF Etapa São Sebastião

Dias: 3, 4 e 5 de setembro

Quinta e sexta

Horário: a partir das 09h

Sábado, a partir das 14h

Local: CEM 01 – Avenida São Sebastião, Quadra 202/203, Setor residencial Oeste.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado