Menu
Brasília

Falta ar-condicionado em prédio da Esplanada

Arquivo Geral

02/09/2014 7h25

Com a cidade em estado de alerta em virtude da seca e da baixa umidade, funcionários do Bloco A da Esplanada dos Ministérios denunciam trabalho insalubre. Isso porque há pelo menos quatro meses estão sem ar-condicionado. “À tarde é insuportável. Há desmaios, desidratação, alteração de pressão… Não temos condições de trabalhar assim. Eu sou cardíaca e minha pressão tem se elevado constantemente. Tenho de sair toda hora da sala para tentar respirar”, disse uma advogada de 53 anos, que preferiu não se identificar. “Agora, vou sair daqui direto para o médico”.

Segundo o chefe da Brigada de Incêndio do prédio, identificado apenas como Wendel, é comum que, nesta época do ano, aumente o número de atendimentos médicos, “mas não dá para associar diretamente com a falta de ar condicionado”, disse.

IMPROVISO

Na última semana pelo menos duas pessoas desmaiaram por causa das altas temperaturas do prédio e tiveram de ser levadas pelo Serviço de Atendimento Móvel (Samu) para a Emergência de hospitais, dizem os trabalhadores do local. 

Como medida paliativa, cada setor dá seu “jeitinho”, já que o  tombamento proíbe a instalação de novos equipamentos no local. “A cada dia entra mais e mais ventiladores. Nossa rede elétrica também não vai aguentar e isso pode se tornar um problema muito maior”, alerta a advogada. 

Segundo Pricila Mello, administradora do edifício, o alagamento ocorrido no início do ano gerou problemas no equipamento do ar-condicionado. O último contrato de manutenção venceu em janeiro de 2012. No fim daquele ano foi feito um contrato emergencial, que venceu em junho de 2013. 

Saiba mais
 
A CLT determina que os locais de trabalho deverão ter ventilação natural, compatível com o serviço realizado. Quando não for suficiente para garantir conforto térmico, 
a ventilação artificial é obrigatória. 
 
 
 
 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado