Menu
Brasília

Terceira fase de vacinação contra HPV é iniciada no DF

Arquivo Geral

01/09/2014 10h19

Começa nesta segunda-feira (1º) a terceira fase de vacinação contra o vírus HPV no Distrito Federal. O público-alvo é composto por meninas entre nove e 13 anos e a meta é imunizar 64.882 garotas.

Nas duas fases anteriores, a Secretaria de Saúde administrou mais de 80 mil doses. A vacina protege contra quatro tipos de vírus, sendo dois deles, sorotipos 16 e 18, responsáveis por 70% de todos os casos de câncer de colo de útero.

“Nós administramos três doses nos períodos de zero, dois e seis meses para imunizar as meninas contra o vírus, e vamos sempre às escolas. Também identificamos as meninas que não tomaram doses anteriores e aplicamos as doses iniciais”, explicou a chefe do Núcleo de Imunização, Eudóxia Dantas.

Eudóxia ressaltou outros métodos de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, como o uso de preservativo. No entanto, ela fez um alerta: “O uso de camisinhas é importante, mas lesões causadas por HPV conseguem ser transmitidas mesmo com o uso do preservativo. É importante ficar atento aos parceiros sexuais e realizar a higiene de forma adequada”, complementou.

Ampliação

O ano passado marcou o início da vacinação do HPV em meninas e adolescentes de 11 a 13 anos. Nesse ano, o DF ampliou a vacinação para a faixa de nove a 13.

Apenas no ano inaugural, aproximadamente 50 mil meninas foram imunizadas com as três doses da vacina. As etapas foram todas realizadas nas escolas.

Saiba Mais

Os HPVs são vírus capazes de infectar a pele e as mucosas. A transmissão se dá por contato direto com o local infectado, sendo que a principal forma de transmissão é pela via sexual.

Quando a infecção persiste, ela pode resultar no desenvolvimento de lesões precursoras, progredindo para o câncer, principalmente no colo do útero, mas também na vagina, vulva, ânus, pênis, orofaringe e boca.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), existem mais de 100 tipos diferentes de HPV, sendo que 40 deles podem infectar o trato ano-genital. Para evitar o surgimento do câncer de colo do útero é importante que as mulheres façam exames preventivos (papanicolau ou citopatológico), que podem detectar as lesões precursoras. Quando essas alterações que antecedem o câncer são identificadas e tratadas, é possível prevenir a doença em 100% dos casos.

As lesões clínicas se apresentam como verrugas ou lesões denominadas condilomas acuminados e popularmente chamadas “crista de galo”, “figueira” ou “cavalo de crista”. Têm aspecto de couve-flor e tamanho variável. Nas mulheres, podem aparecer no colo do útero, vagina, vulva, região pubiana, perineal, perianal e ânus. Em homens, podem surgir no pênis (normalmente na glande), bolsa escrotal, região pubiana, perianal e ânus. Essas lesões também podem aparecer na boca e na garganta, em ambos os sexos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado