Menu
Brasília

Aeroporto Juscelino Kubitschek tem o melhor controle aduaneiro do país

Arquivo Geral

30/08/2014 14h27

O controle aduaneiro do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek foi o eleito o melhor do país. O anúncio foi feito essa semana durante a segunda edição do Premio Boa Viagem, promovido pela Embratur e Secretaria de Aviação Civil. Nessa categoria foi avaliada a percepção dos passageiros em relação ao tempo de fila e ao atendimento/cordialidade do funcionário da aduana.

O Prêmio Boa Viagem foi criado em 2013 para estimular a melhoria da prestação de serviços nos aeroportos brasileiros. Para o secretário de Turismo, Luis Otávio Neves, a premiação é mais um reconhecimento do potencial turístico de Brasília.

“É a confirmação da nossa capacidade de sediar grandes eventos e receber visitantes do mundo inteiro de forma hospitaleira, alegre e cordial típica do povo brasileiro, sem deixar de lado aspectos como segurança e planejamento de ações, ressaltou o secretário.

A pesquisa feita entre 4 e 21 de junho, ouviu 11.984 passageiros ( brasileiros e estrangeiros de 18 países) nos aeroportos de Manaus, Salvador, Recife, Confins, Guarulhos, Congonhas, Galeão, Santos Dumont, Fortaleza, Natal, Brasília, Cuiabá, Porto Alegre, Curitiba e Viracopos.

Também foram premiados, em sete categorias, três outros aeroportos de cidades-sede do Mundial. O Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, recebeu a maior nota nas categorias “melhor aeroporto”, “melhor ambiente aeroportuário” e “melhor restituição de bagagem”. Já o Aeroporto de Congonhas em São Paulo, venceu nas categorias check-in e inspeção de segurança. Confins, de Belo Horizonte, se destacou no atendimento ao turista e controle migratório.

“De 2003 a 2013, o número de passageiros triplicou, passando de 33 milhões para 117 milhões. E, com os investimentos que estamos fazendo, a aviação civil vai se transformar no principal modal no nosso país. Queremos levar a aviação para um novo patamar, para o século 21”, ministro-chefe da Aviação Civil, Moreira Franco.

Para o presidente da Embratur Vicente Neto a excelência foi premiada. “Deixamos para os brasileiros esse legado de aeroportos modernos, bem equipados e capazes de receber bem todos aqueles que viajam”, ressaltou o presidente da Embratur.

Reconhecimento

Essa é a segunda vez consecutiva que o aeroporto de Brasília fica entre os melhores do país. No ano passado ele foi eleito no voto popular o melhor atendimento ao turista, entre os 16 aeroportos. Na ocasião, os dois Centros de Atendimento ao Turista (CAT) do Aeroporto receberam menção honrosa da administração do aeroporto por colaborar na recepção dos turistas.

Ampliação do aeroporto – Em maio deste ano, o consórcio Inframerica que administra o aeroporto de Brasília concluiu a ampliação das obras que amplia a capacidade do aeroporto de 16 para 21 milhões de passageiros por ano e com investimentos de R$1,2 bilhão de reais.

As novas salas de embarque, o Píer Norte e o Píer Sul, dobraram a capacidade do aeroporto, que passou de 13 pontes de embarque para 29. O aeroporto de Brasília conta com sete voos internacionais para Panamá (América Central), para Miami e Atlanta ( Estados Unidos), Buenos Aires (Argentina), Lisboa (Portugal) e Paris (França).

Já no primeiro semestre de 2014, o aeroporto de Brasília ultrapassou a marca de oito milhões de passageiros, alcançou a segunda posição no ranking de passageiros do país. O montante representa um aumento de 13% em relação ao mesmo período de 2013.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado