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Brasília

Philip Kotler apresentará seminário em Brasília no dia 29 de agosto

Arquivo Geral

28/08/2014 16h27

O que ele diz torna-se praticamente uma regra. Para o especialista em Marketing Philip Kotler, uma das formas de conquistar apreciadores de uma marca é a capacidade de as empresas contarem histórias envolventes. Segundo ele, dessa forma, as pessoas se sentem mais próximas da organização. E uma excelente plataforma para captar fãs são as redes sociais. Porém, o expert chama a atenção para a forma de utilizar essa mídia:

“Não use o Facebook para vender seu produto, use para fazer relações”, afirmou, acrescentando cases de duas multinacionais de sucesso no mercado, uma de refrigerantes e outra de fast foof, que souberam usar as redes sociais para conquistar maior fidelidade: “Eles souberam contar histórias diferentes para mães, para crianças, para idosos. Eles têm formas de se comunicar com diferentes grupos e utilizam muito bem o marketing narrativo”, declarou.

Outro alerta feito por Kotler é em relação às ‘promessas’ feitas pelas empresas. Se a organização não conseguir cumprir, terá problemas.

“As empresas estão em um grande aquário e todo mundo pode ver o que está acontecendo dentro. O Marketing antigo morreu. Antes, os consumidores não tinham tanto conhecimento da empresa, só viam o que dizia a publicidade. Ou seja, as organizações detinham o monopólio da informação. Hoje isso mudou. É possível conhecer a empresa tanto quanto ela. Basta entrar na Internet e saber todos os detalhes de um produto, quem são os concorrentes e tudo mais”, destacou Philip Kotler.

Segundo o especialista, quando um consumidor vai comprar um carro, por exemplo, não entra na concessionária para saber sobre o veículo, vai perguntar aos ‘amigos’ da rede social. No novo Marketing, segundo Kotler, os consumidores estão mais ‘inteligentes e bem informados’.

“Existem muitos canais e formas para vender, e o que as pessoas falam pode afetar a venda”, garantiu.

Para Kotler, não basta ter apenas uma cultura de inovação, é preciso mantê-la constantemente porque ‘o mundo não para’.

“Se o empreendedor inovar frequentemente terá muitos fracassos, mas se não inovar, acabará desaparecendo do mercado. Então, não tem escolhas”, afirmou. Kotler ainda ressaltou que não manter essa postura de inovação é a forma mais rápida de uma empresa falir, assim como aconteceu, por exemplo, com uma organização multinacional dedicada ao design, produção e comercialização de equipamentos fotográficos profissionais e amadores, que chegou a pedir concordata nos Estados Unidos.

“Como as empresas ‘morrem’? Quando alguma tecnologia começa a ficar obsoleta e as elas não querem abandonar o sistema. Às vezes tem muito dinheiro investido na antiga tecnologia”, destacou.

O expert defende as empresas que apostam em um marketing segmentado. Para ele, se antes era o marketing de massa o mais comum para atingir o maior número de pessoas, agora a tendência é justamente o micromarketing ou marketing de precisão: é preciso conhecer de perto os consumidores.

“Dessa forma, é possível oferecer produtos e serviços que se aproximam mais das necessidades dos clientes. Esse pode ser um grande diferencial competitivo para as empresas que possuem muitos concorrentes diretos em seu mercado de atuação”, explicou.

Baseado na teoria de ‘Marketing 3.0’, Philip Kotler destaca que os consumidores estão ‘consumindo’ de empresas que possuem cada vez mais uma preocupação com algum tipo de questão socioambiental. Para ele, o futuro das organizações deve estar alinhado com essas diretrizes e com elas possuírem visão, missão e valores.

“Entre aquilo que é certo e aquilo que é lucrativo, as empresas 3.0 preferem o certo. Elas abrem mão de algum lucro momentâneo para embutir em seu DNA um padrão de responsabilidade social”, afirmou.

Kotler destacou que se antes a máxima era ‘o que é bom para a empresa é bom para a sociedade’, hoje, ‘o que é bom para a sociedade é bom para a empresa’.

 

Seminário

Na próxima sexta-feira, dia 29, Philip Kotler estará pela primeira vez na capital federal para ministrar o seminário “The Best of Philip Kotler – Como Criar, Conquistar e Dominar Mercados”. O evento será no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, com o “mito” do Marketing falando sobre temas como tendências em Tecnologia de Marketing, Construção de Marcas, Domínio de Mercado, Inovação, Estratégias de Crescimento, entre outros assuntos correlatos, divididos em quatro palestras. O seminário terá tradução simultânea inglês/português/inglês e o público-alvo são empresários, executivos, profissionais e estudantes de Marketing.

Como estão esgotadas as inscrições presenciais para o seminário, o público terá uma oportunidade especial de assistir ao evento em tempo real. Pioneiro em transmissão de conteúdo digital via satélite para cinemas, o Cinelive obteve o direito exclusivo para exibir, ao vivo, no cinema do Shopping Iguatemi, as palestras ministradas pelo expert na sexta-feira, das 14h às 18h30.

Interessados em assistir ao seminário no cinema do Shopping Iguatemi de Brasília, no Lago Norte, devem se inscrever por meio do link: https://aplicativos.hsm.com.br/vendashsm/form_eventos/evento_smp.asp?form_name=CINELIVE%20The%20Best%20of%20Philip%20Kotler&promo_cod=SKB/WEB/CINE/14. A taxa custa R$ 350.

 

Sobre as palestras

A palestra ‘Como repensar o Marketing em uma era de grandes mudanças’ vai discutir os seguintes pontos: quais são as mega tendências do mundo de hoje e como explorá-las; o Marketing como impulsor do crescimento da empresa; o novo Marketing nas esferas cultural, espiritual e colaborativa; quais são as últimas tendências em tecnologia de Marketing; e quais são as forças que estão definindo o novo Marketing centrado no ser humano. Já a sessão ‘Marketing no setor público: estratégias para melhorar o desempenho’ vai abordar: como aplicar estratégias de Marketing vencedoras para criar organizações públicas que prestem serviços eficientes; por que é fundamental que o Marketing faça parte de projetos públicos desde o começo; como alavancar as táticas de Marketing e otimizar produto, preço, praça e promoção no setor público; como identificar as necessidades dos cidadãos e melhorar o atendimento no setor público e a satisfação do cliente; como influenciar comportamentos públicos positivos por meio do Marketing Social; e como gerenciar o desempenho no setor público.

O seminário terá ainda a palestra ‘Vencendo pela inovação’, em que os temas debatidos serão: por que inovar não é uma escolha; como agir na era da destruição criativa; como usar a cocriação e as plataformas de engajamento com os clientes para inovar; o modelo A-F do processo de inovação; métodos de criatividade para gerar ideias. Por fim, a sessão ‘Redesenhando sua estratégia de crescimento: como crescer mais e melhor’ apresentará discussão sobre: como se preparar para dominar os oito caminhos do crescimento; como dissipar as incertezas dos consumidores que os levam a comprar menos; como descobrir quais clientes você quer atingir, conquistar e reter; quais os segredos das empresas campeãs ocultas, com participação no mercado mundial de 80% ou mais; e as características das empresas duradouras.

Philip Kotler

Kotler é considerado um dos maiores especialistas em Marketing de todos os tempos. É leitura obrigatória em sua área e titular da cadeira de Marketing Internacional da Kellogg Graduate School of Management, da Northwestern University. Ele é um dos membros do conselho editorial de HSM Management, escreveu diversos livros, alguns traduzidos em mais de 20 idiomas. Como consultor, assessorou a General Electric, General Motors, IBM, Apple, AT&T, Bank of America e Merck, entre outras grandes empresas.

 

Seminário ‘The Best of Philip Kotler. Como criar, conquistar e dominar mercados’

29 de agosto, das 14h às 18h30

Centro de Convenções Ulysses Guimarães – SDC Eixo Monumental – Lote 5, Asa Sul.

Mais informações: 0800 771 6606.

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