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Brasília

Revolta na fila da Codhab

Arquivo Geral

26/08/2014 7h20

Após se submeterem a um longo processo de avaliação para participar do programa Minha Casa, Minha Vida/Morar Bem, os candidatos habilitados enfrentam longas filas para entregar a documentação solicitada pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab) do DF. Devido ao elevado número de convocados, na manhã de ontem, a fila dava a volta no quarteirão da quadra 4, no Setor Comercial Sul. A fim de garantir um lugar, muitas pessoas dormiram no local ou chegaram de madrugada.  De acordo com o supervisor de atendimento da Codhab, são menos de 15 funcionários para atender  200 pessoas diariamente. 

Segundo os candidatos, ao contrário do que afirmam os funcionários do órgão, as senhas são entregues apenas na sala de espera da companhia e não ao longo da fila. Cansado de esperar e com os ânimos à flor da pele, o conselheiro tutelar Wisley Pereira de Souza, de 34 anos, discutiu com um dos funcionários que fazem a triagem. “A função deles é checar a documentação e o prazo de entrega, só depois disso podemos pegar uma senha. Mas eles só vêm aqui pedir para irmos embora porque não vai dar tempo de sermos atendidos”, desabafa.

Helena Matias, secretária, de 64 anos, concorda: “É a terceira vez que eu venho. Já venceu o prazo para a entrega da papelada e eu ainda não consegui chegar nem perto da entrada da Codhab. Os funcionários só aparecem para nos desmotivar”.

 A administradora Denia Virgínia, 34, denuncia que a Codhab deveria funcionar até as 16h, mas, na última sexta-feira, o atendimento acabou  às 15h. “Os funcionários passaram pela fila uma hora antes do horário de fechamento do órgão e disseram que não atenderiam mais ninguém. Não entendi o porquê, achei um absurdo!”, reclama.

“Essa é a quarta vez que eu venho. Os funcionários pedem para chegarmos de madrugada mas quem vai se arriscar a fazer isso nessa região, que é superperigosa?”, questiona Alessandro Miranda, cabeleireiro, de 35 anos. 

Sedhab diz que funcionários são suficientes
 
Procurada, a Secretaria de Habitação do Distrito Federal (Sedhab) esclareceu que o atendimento começa às 8h, mas a triagem dos candidatos tem início às 7h. A pasta não respondeu, entretanto, a quantidade de funcionários de que dispõe para o atendimento e disse apenas que “o número de servidores designados para cada função está adequado. No entanto, o excesso provocado pelos candidatos que perderam o prazo aumentou o tempo de espera nas filas”.
 
Além disso, um número superior de convocações em relação à última chamada para habilitação, ocorrida em 4 de julho, pode ter contribuído para o aumento das filas. “Em julho foram  chamadas 68.287 famílias, separadas em 15 grupos de atendimento (RII – Relação de Inscrições Individuais) e 11 grupos (RIE – Relação de Inscrições por Entidades). Em agosto, até o momento, foram convocados 310.010 candidatos e habilitados 104.145”, acrescenta a pasta.
 
Só com tudo pronto
 
A Sedhab solicita ainda que os candidatos só compareçam aos pontos de atendimento após estarem com toda a documentação solicitada – e disponível no site do programa (www.morarbem.df.gov.br) – em mãos.
 
Como funciona o programa Morar Bem
 
 1. O primeiro passo é cadastrar os dados pessoais e socioeconômicos relacionados à renda familiar na internet (como números de dependentes, tempo de domicílio no DF, pessoa com deficiência na família, entre outros). Nesse momento o Estado toma conhecimento das necessidades sociais de cada família.
 
 2. A partir de critérios sociais os candidatos são classificados em ordem crescente
de prioridade.
 
 3. Na medida em que surgem as ofertas habitacionais os solicitantes são convocados a apresentar a documentação comprobatória dos dados cadastrados via internet (fase atual de quem enfrenta as filas).
 
 4. Na sequência, no próprio balcão, o candidato fica sabendo se seu processo foi  habilitado para a aquisição de uma unidade habitacional.
 
 5. Comprovadas as informações, o futuro beneficiário poderá apresentar seu interesse por até três empreendimentos, de acordo com a disponibilidade no momento da manifestação.
 
6. Conforme os empreendimentos vão sendo construídos, a demanda habitacional escalonada e habilitada será indicada ao agente gestor do empreendimento para fechamento do negócio junto ao banco financiador.

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