Menu
Brasília

Doenças do instestino: sintomas parecidos podem confundir

Arquivo Geral

23/08/2014 9h00

O primeiro passo para a recuperação de um paciente é o diagnóstico correto da doença. No entanto, muitas patologias possuem características e sintomas semelhantes, o que dificulta o trabalho do médico. Problemas como a Síndrome do Intestino Irritável (SII) e a Sensibilidade ao Glúten (SG) são, muitas vezes, confundidos, atrasando o tratamento ou até piorando o estado de saúde.

Segundo a gastroenterologista da Clínica Mayo, María Vázquez Roque, muitos pacientes afetados pela SG costumam reagir de maneira positiva quando são submetidos a uma dieta sem glúten. Porém, se a mesma pessoa for erroneamente diagnosticada com SII, pelo fato dos sintomas serem praticamente idênticos, o problema nunca será solucionado, tendo em vista  que a alimentação vai continuar contendo glúten.

A especialista indica que os sintomas das duas doenças, que não têm cura definitiva, são gastrintestinais e extraintestinais. “Eles incluem dor abdominal em cerca de 77% dos casos e inchaço em 72%, além de constipação e diarreia. Também existem relatos de fadiga, confusão mental, dor de cabeça, dor muscular ou articular, alergias na pele, insensibilidade nas pernas ou braços, depressão e até anemia”, alerta.  

Diagnóstico

Diante disso, no caso da SII, explica a médica, o diagnóstico pode ser feito quando o paciente apresenta dores ou problemas abdominais recorrentes por, pelo menos, três dias no mês, em um período de três meses. Por outro lado, Maria informa que não há um marcador de diagnóstico adequado para identificar os pacientes sensíveis ao glúten. “Por isso, fazer um diagnóstico exato é tão complicado”, diz.

A confeiteira Alice Barbosa, 49, descobriu que a filha Lais, 16, teve sensibilidade ao glúten aos 10  anos. De acordo com ela, assim que os sintomas começaram a aparecer, os médicos não conseguiam chegar a um diagnóstico preciso e o tratamento demorou para fazer efeito.

Alimentação

Segundo Alice, a dieta da filha é controlada em função da doença. “Apesar dela estar internada atualmente, pois ainda sente alguns sintomas atípicos da doença, ela segue uma dieta sem glúten e possui uma vida normal. Mas precisa seguir uma alimentação mais rica em verduras e fibras”, conta. 

Diagnóstico faz a diferença
 
Algumas pessoas reclamam de problemas intestinais. São cólicas, gases que provocam distensão do abdômen, crises de prisão de ventre e diarreia, sensação de que o intestino não foi esvaziado completamente com a evacuação. Esses sintomas são comuns a muitas doenças intestinais. Uma delas é a síndrome do intestino irritável. Por isso, o diagnóstico é de fundamental importância para excluir a possibilidade de moléstias graves.
 
Números
 
A Síndrome do Intestino Irritável (SII) afeta cerca de 15% da população, sendo que o público feminino é o mais atingido, assim como os  jovens. Em idosos, a doença é rara.
 
Para chegar ao diagnóstico de SII, é necessário examinar o histórico do paciente  e realizar exames como a manometria anorretal, teste de expulsão do balão e um proctograma de defecação.
O glúten é uma substância encontrada nos grãos de alguns cereais como o trigo e a aveia.
 
 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado