Menu
Brasília

Médica italiana exibe técnica inovadora para reduzir dor no parto

Arquivo Geral

20/08/2014 18h10

Os resultados de uma técnica inovadora de musicoterapia chamada Sound of Soul-AquaQuinta, que utiliza as batidas do coração para reduzir as dores durante o trabalho de parto, serão apresentados, nesta quarta-feira (20), às 18h30, aos profissionais da Secretaria de Saúde, pela médica italiana e especialista no assunto, Elena Benigni.

Com o auxílio de um programa de computador, os batimentos são traduzidos em música e, preliminarmente, os resultados apontam que são úteis para a redução da dor durante o nascimento dos bebês e serve como um instrumento na estimulação da amamentação.

Segundo a pesquisadora, “os efeitos da aplicação do ‘Som do Coração’ em mulheres em trabalho de parto foram muito promissores”. Elena Benigni propõe parceria com instituições de saúde do DF “para um estudo multicêntrico na continuidade desta pesquisa”.

De acordo com uma das integrantes da Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde, Marly Silva, um acordo de cooperação técnico-científica já foi proposto e assinado, em 2012, entre o Hospital da Criança de Brasília José Alencar, a AquaQuinta e dois integrantes do Centro de Estudo Transdisciplinar da Água.

O encontro é promovido pelo Observatório Transdisciplinar em Água, Saúde e Educação e tem o apoio da Gerência de Práticas Integrativas em Saúde e do Hospital da Criança.

Saiba mais – Os austríacos Peter Graus e Rasmus Gaupp-Berghausen, enfermeiro e químico, respectivamente, criaram a tecnologia denominada Sound of Soul- AquaQuinta, que consiste em utilizar os sons do coração para auxiliar as pessoas a vivenciarem a energia de vida que existe nelas próprias, captando e transformando esta vibração sonora cardíaca em músicas e cores, únicas, individuais e em tempo real.

Em sua experiência profissional, Peter tem observado diversos resultados, alguns de alcance físico e outros mais subjetivos, e afirma que a tecnologia “muito poderá contribuir na promoção da saúde da população, associada a métodos tradicionalmente utilizados”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado