Menu
Brasília

Hospital da Criança de Brasília ganha Espaço da Família

Arquivo Geral

19/08/2014 15h15

O Hospital da Criança de Brasília (HCB) José Alencar vai ganhar uma unidade do Espaço da Família Ronald McDonald, que acolherá pacientes em tratamento e suas famílias. O lançamento da pedra fundamental ocorreu nesta terça-feira (19), no local onde a obra será construída, com a presença da primeira-dama do Distrito Federal.

Com previsão para estar concluído em abril de 2015, o Espaço da Família atenderá 40 pacientes e acompanhantes simultaneamente, em uma área de 270m², com brinquedoteca, computadores, televisão, sala de recreação, banheiros adaptados e armários. O atendimento será feito por 18 voluntários e dois funcionários.

O espaço será construído com recursos provenientes do McDia Feliz de 2011 e 2012, com investimento de R$ 991.995,37, e é fruto de uma parceria entre o Instituto Ronald McDonald e a Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace), entidade que captou doações da comunidade para a construção do HCB. O acolhimento às famílias, no entanto, não se restringe a casos de câncer.

A unidade hospitalar oferece atendimento 100% público, exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e tem equipe de profissionais especializados nas mais diversas áreas da pediatria, como alergia, cirurgia, cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, hepatologia, entre outras.

“Muitas vezes, os pacientes esperam cinco horas entre uma consulta e outra ou um exame. A maioria dos nossos pacientes mora no Entorno. E não temos um local adequado para acolhê-los com conforto”, disse a presidente da Abrace, Ilda Peliz.

O projeto arquitetônico é colorido e lúdico. Além das instalações básicas, o espaço conterá fraldário, quartos para os pacientes, salas de vídeo, computação, massagem, artes e pedagogia, teatro e cantinho da paz. Desde sua inauguração, em 2011, o HCB já realizou mais de 1 milhão de atendimentos.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado