Menu
Brasília

Hospital da Criança atinge a marca de 1 milhão de atendimentos

Arquivo Geral

12/08/2014 14h30

Mais de um milhão de atendimentos foram prestados em quase três anos de funcionamento do Hospital da Criança de Brasília José Alencar. A unidade de saúde, que atende desde setembro de 2011, recebe mensalmente 600 crianças em 20 especialidades médicas.
 
O hospital é uma continuidade da pediatria especial da rede pública de Saúde, de forma que os atendimentos prestados lá são para pacientes com doenças crônicas, como câncer e outros diagnósticos não tratados nas emergências ou em outras unidades.
 
O superintendente-geral do Hospital da Criança, Renilson Rehem, destaca a importância do hospital e da marca atingida pelos atendimentos. “É um número importante, que é fruto de um trabalho forte e resultado da garra dos profissionais que aqui atuam”, explicou.
 
Para a chefe do corpo clínico da unidade de saúde, Elisa Carvalho, o resultado é um prêmio pelo comprometimento de todos que fazem parte do hospital. “Nossa luta é para quem está atrás dos números, que são nossas crianças”, enfatizou.
 
AMPLIAÇÃO
 
Hoje, 20 especialidades médicas, além de fonoaudiologia, fisioterapia e nutrição, são oferecidos no Hospital da Criança. Esse número aumentará com a construção do bloco II, que já foi iniciada. Além disso, a oferta de internações para os casos além do câncer infantil será ampliada.
 
Renilson ressalta que a ampliação deve fazer com que a maioria dos casos que requerem acompanhamento especializado sejam transferidos de outras unidades da rede pública para o Hospital da Criança. “Isso fará com que outras unidades, como o Hospital de Base, passe a tratar especialmente os casos ligados a trauma, e que nossas crianças tenham um atendimento mais ágil de acordo com suas necessidades”, afirmou.
 
HOMENAGEM
 
Em comemoração ao Dia do Pediatra, os profissionais da área foram homenageados pelos trabalhos prestados ao núcleo de Saúde Infantil da rede pública. A solenidade contou com a participação de autoridades, como o secretário de Saúde, Elias Miziara, e a primeira-dama do DF, além de médicos pioneiros na especialidade no DF.
 
Quem também homenageou os pediatras foi a mãe da pequena Ana Júlia, que há algum tempo faz tratamento na unidade. Iracilda Rocha agradeceu o comprometimento dos profissionais em cuidar da filha, que hoje está com 13 anos. “Eu, como mãe de um bebê que sempre necessitou de cuidados, digo: obrigada! Vejo os médicos como amigos e anjos que estão aqui para cuidar de nossos tesouros”, agradeceu.
 
Iracilda contou um pouco do que viveu e vive com a filha, que passou por um transplante logo nos primeiros meses de vida. “Aos dois meses, ela (Ana Júlia) sofreu uma convulsão na cabeça e, desde então, começamos uma luta para cuidar da saúde dela. Aos oito meses, minha filha passou por um transplante de fígado no qual fui doadora. Hoje, eu sei que ela está viva graças à minha fé e à dedicação dos meus anjos: os médicos”, afirmou.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado