Menu
Brasília

Brasília está entre as três cidades do país que mais receberão eventos até 2019

Arquivo Geral

30/07/2014 18h38

A Copa do Mundo mal terminou e Brasília já se prepara para ser a anfitriã de outros grandes eventos relacionados ao universo esportivo, empresarial e científico. Pelo menos 15 já estão programados até 2019 e a expectativa é que juntos movimentem um público de aproximadamente 80.730 pessoas.

De acordo com a Embratur, no ranking de captação de eventos, a capital do país está atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Ter sido cidade-sede do Mundial sem dúvida ajudou Brasília a consolidar essa posição:

“A Copa é um evento único e por isso era tão importante aproveitá-la bem. Mas a agenda da cidade possui eventos de grande porte capazes de atrair muitos turistas, que divulgarão a imagem da capital diante do mundo”, afirmou o secretário de Turismo, Luis Otávio Neves.

Um exemplo, segundo o secretário, é o Fórum Mundial da Água (2018), que colocará Brasília no centro do debate mundial sobre o uso dos recursos hídricos do planeta.

Para este ano, já estão confirmados o Congresso Brasileiro de Cardiologia, previsto para setembro, e o Campeonato Mundial de Fisiculturismo, programado para novembro. Em 2015 o atudódromo de Nelson Piquet deve receber a etapa Brasileira da Fórmula Indy.

Em 2016 Brasília volta a ter uma agenda concorrida. Será sede do WITSA – Congresso Mundial de Tecnologia da Informação e subsede dos Jogos Olímpicos que acontecem no Rio de Janeiro. E em 2019 é a vez de a cidade receber a Universíade, o maior evento esportivo universitário do mundo, que ocorre a cada dois anos e trará uma série de investimentos para a cidade, como a construção da Vila Olímpica.

A expectativa é que os jogos universitários, que têm uma estrutura olímpica, reúnam até 20 mil atletas, com idades entre 17 e 28 anos, de mais de 200 países competindo em diversas modalidades.

Diante dessa expectativa, o governo aposta em um novo aumento de estrangeiros no Distrito Federal. “Em 2013, por exemplo, tivemos 235.891 turistas internacionais na cidade, o que representou aumento de 35,51% em relação a 2012, quando tivemos 174.064 visitantes de outros países”, ressaltou Luis Otávio Neves.

Para o Secretário de Turismo, além da visibilidade proporcionada pelos Fóruns, Congressos e eventos esportivos, a economia de Brasília também ganha:

“Os turistas de eventos gastam mais dinheiro que o turista de lazer e em um único evento conseguimos movimentar toda a cadeia produtiva do turismo, composta por mais de 50 atividades”, explicou o secretário Luis Otávio Neves

Confira o calendário de eventos turísticos programados para Brasília:

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado