Menu
Brasília

Ambulante é preso por venda de mídias piratas no SIA

Arquivo Geral

30/07/2014 18h26

Agentes da Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops) retiraram de circulação 6.724 CDs e DVDs falsificados de músicas e filmes durante operação realizada hoje (30) na Asa Sul, na Estrutural e no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). Nesta última região, na área externa da Feira dos Importados, um ambulante acabou preso pelo comércio ilícito do material.

O vendedor oferecia 1.318 mídias numa banca improvisada próximo à Ceasa. Ao ser conduzido à 1ª delegacia (Asa Sul) ficou constatado que o acusado possui três passagens na polícia, um delas por homicídio.

Esta foi a primeira vez que o ambulante acabou detido pela venda de produtos falsificados. Ele vai responder por violação de direito autoral com pena de dois a quatro anos de prisão e pagamento de multa. Para responder em liberdade, foi estipulada fiança de R$ 3 mil.

“A pirataria sempre está associada a outros crimes. As pessoas precisam se conscientizar quanto aos prejuízos que produtos dessa linha causam à saúde do consumidor e à economia do país”, alerta o subsecretário de Operações da Seops, Luciano Teixeira.

Em outra banca próxima à Feira dos Importados a fiscalização recolheu 800 mídias. O responsável pelo material não foi localizado.

O maior saldo do dia foi na Estrutural, onde 3.734 CDs e DVDs abandonados em cinco bancas foram confiscados. O restante das mídias, 872, acabou encontrado em três bancas na Galeria dos Estados, na Asa Sul.

O material apreendido na operação seguirá para uma cooperativa de reciclagem da Estrutural, onde será triturado. A exceção vale para a mercadoria apreendia com o ambulante preso, a qual permanece na delegacia para análise.

Estatística – No primeiro semestre do ano a Seops contabiliza a prisão de 42 pessoas envolvidas na venda, distribuição ou fabricação de produtos falsificados. Cerca de 560 mil itens foram apreendidos, entre mídias, óculos, relógios e roupas.

Comitê – A ação de hoje faz parte do cronograma de atividades do Comitê de Combate à Pirataria, que tem a Seops como coordenadora, além das secretarias de Segurança Pública, de Governo e de Fazenda como membros.

Denúncias sobre a venda de produtos piratas podem ser encaminhadas pelos telefones 162 (Ouvidoria do GDF), 190 (Polícia Militar) ou 197 (Polícia Civil), ou ainda serem registradas no site www.seops.df.gov.br/ouvidoria.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado