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Brasília

Expresso DF ainda apresenta muitas falhas

Arquivo Geral

30/07/2014 7h40

Mesmo ainda em fase de testes, o novo sistema de transporte urbano (BRT) recém-implementado em Santa Maria e Gama  já acumula reclamações. A principal queixa dos usuários é demora para pegar o veículo. E a situação pode se agravar caso  o DFTrans retire de circulação 16 dos 30 ônibus que fazem o trajeto entre as cidades e o Plano Piloto. Eles têm um problema em comum: não passaram pela vistoria do órgão fiscalizador.

A avaliação não é só obrigatória   como importante para a segurança dos passageiros. Segundo um funcionário do DFTrans, a vistoria verifica as condições de cada carro que sai para as ruas. “São checados pneus, cinto de segurança, se não há assento  solto e uma série de itens de segurança”, enumera. “Um carro desse pode se envolver em um acidente que mataria alguém por um defeito que não foi identificado”, emenda.    

Após a receber a denúncia do JBr., o subsecretário de Fiscalização da Secretaria de Transportes, Fernando Pires, prometeu recolher todos os veículos flagrados sem a licença. “Desconheço essa irregularidade. Se estes ônibus estiverem circulando sem o selo de vistoria em dia, vamos recolher todos eles”, afirmou Pires. Ele garantiu que vai fiscalizar o terminal hoje. 

Ontem, a reportagem esteve no terminal de Santa Maria e constatou que muitos carros estão rodando com a irregularidade. Um deles é o de numeração 226106. O carro estacionou por volta das 17h10  e saiu com a capacidade esgotada. No local indicado para ser afixado  o comprovante de vistoria havia somente o documento do carro.

Assunto evitado

Logo atrás dele, também circulando de forma irregular, estava o ônibus   de número 226211. Ao ser questionado sobre o selo de fiscalização, o motorista pediu para que fosse procurado o chefe-geral da viação Pioneira.   O encarregado também não quis se identificar e alegou desconhecer a irregularidade. “Se você fotografou, é porque existe. Mas não posso falar sobre esse assunto”, desconversou. 

Por mais essa situação, a auxiliar de serviços gerais Daci Oliveira não esperava. Ela conta que convive com atrasos rotineiros e que   a extinção das linhas entre Santa Maria e a L2 Norte dificultou   a chegada ao trabalho. “Com eles, não está dando certo. Imagina sem”, ponderou. 

Certo X errado
 
Após sair da avaliação do DFTrans, o veículo recebe um selo de vistoria com carimbos da Secretaria de Transporte autorizando sua circulação. O selo geralmente fica na lateral esquerda da cabine do motorista. Existem dois tipos: um   laranja e outro branco, como o da foto acima. Já no carro abaixo, não há o item. O veículo que é flagrado operando no sistema de transporte sem   selo é apreendido.
 
Fissuras em obras levantam dúvidas
 
Recém-inaugurados, os viadutos do Expresso DF de Santa Maria e do Gama já apresentam problemas. Fissuras, que cortam as pistas de uma ponta a outra, assustaram usuários e motoristas dos ônibus, que fotografaram as falhas  e divulgaram nas redes sociais. E elas não se restringem ao asfalto. No viaduto do Gama, as paredes  também apresentam rachaduras.  
 
Um motorista da Pioneira, empresa que opera o BRT,   afirma que  os funcionários receberam uma orientação para transitar a, no máximo, 35km/h sobre o viaduto, em função das fissuras.    “Disseram que os viadutos vão ser avaliados pelo pessoal da engenharia, mas que, até lá, por medida de segurança, devemos trafegar em velocidade reduzida. E essa é uma recomendação específica para os viadutos de Santa Maria e do Gama”, diz.
 
O advogado Marcos Gabriel, 27, já havia percebido que os motoristas reduzem a velocidade nos viadutos. “Mas não imaginava que poderia ser em função de rachaduras. Agora estou preocupado”, diz.             
 
De acordo com o engenheiro Dikran Berberian,   especialista em problemas estruturais em edificações, é provável que a fissura possa ser oriunda de uma dilatação térmica natural. “A possibilidade de desabamento ou comprometimento severo da estrutura  é  pequena”, assegura, ressaltando que o local precisa passar por  avaliação.
 
Versão oficial
 
Enquanto a Setrans esclareceu a respeito da vistoria dos ônibus, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) respondeu acerca das rachaduras nas pistas. O órgão informou que é falsa a imagem, divulgada nas redes sociais, mostrando uma falha na estrutura do viaduto do Gama. Segundo o DER, a fissura retratada na imagem é prevista em projetos com essas características e não oferece risco de acidentes.  Será implementada uma junta para corrigir o problema, causado pelas diferenças de dilatação e contração entre os materiais que compõem o viaduto. A primeira etapa do serviço já foi concluída e a obra será entregue em um mês. Sobre a  denúncia do motorista, de que ele e os colegas estavam sendo orientados a trafegar em velocidade baixa sobre o viaduto, o DER se limitou a dizer que  “não há riscos de qualquer tipo de acidente e não há esse tipo de recomendação”.

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