Menu
Brasília

Varizes: grandes vilãs da saúde e estética. Confira tratamento

Arquivo Geral

26/07/2014 9h00

Causadas pela dilatação ou proliferação das vasos sanguíneos do corpo, as lesões vasculares estão entre as mais temidas pelas mulheres. Isso porque, ainda que sejam indolores na maioria dos casos e sem grandes riscos para o organismo, as pequenas marcas avermelhadas na pele afetam a estética e, também, o psicológico do paciente.

De acordo com  o dermatologista Erasmo Tokarski, há três principais tipos de lesões: hemangiomas, telangiectasias e varizes. No caso das hemangiomas, surgem manchas em qualquer parte do corpo, mas principalmente na face. “São causadas pela proliferação das veias e podem ser de nascença ou aparecer em qualquer idade”, afirma.

Já nos dois outros tipos de lesões, há a dilatação dos vasos ao longo da vida. “As telangiectasias são pequenas veias avermelhadas que aparecem no rosto e no nariz. As varizes também podem ser vermelhas ou então azuladas, mas aparecem normalmente nas pernas e coxas”, completa.

Tokarski ressalta que o problema, ainda considerado mais estético, pode se transformar em algo traumatizante para muitas pessoas. “Durante muito tempo não existia um tratamento eficiente para isso, o que levava muitas pessoas ao isolamento ou até depressão”, conclui.

Sintomas

Após a adolescência, a publicitária Flávia Macedo, 36 anos, conta que começaram a surgir vasos  em sua perna. “Nunca foi algo que afetou minha aparência, mas logo começou a causar muita dor. Tive que retirar a safena da perna que estava comprometida e fiz tratamento com laser interno”, conta.

Tratamento deve ser uma prioridade

Segundo o dermatologistsa  Erasmo Tokarski, o tratamento das lesões vasculares deve ser a principal preocupação. Como as causas são desconhecidas ou impossíveis de serem evitadas, a prevenção é inexistente. “No geral, elas estão relacionadas ao uso do anticoncepcional ou ao período gestacional, o que não tem como impedir. Além disso, também podem ocorrer  após longos períodos em pé, o que também não se evita”, explica ele, ressaltando, no entanto, que é possível amenizar o problema

Diante disso, Tokarski frisa que o tratamento com um laser de tecnologia avançada é a melhor saída. “O paciente tem a possibilidade de voltar a ter uma vida normal, já que o tratamento queima os vasos sanguíneos no mesmo instante”, afirma.    

Cuidados
 
Pessoas com  manchas avermelhadas no rosto (hemangiomas) devem evitar o calor, o consumo exagerado de bebidas  alcoólicas e a ingestão de comidas apimentadas.
 
A pressão arterial deve ser controlada, pois a hipertensão também pode estar relacionada ao aparecimento das varizes. 
 
Ao contrário do que muitos dizem, o uso do salto não está relacionado ao aparecimento das varizes. Por isso, segundo especialistas, o calçado está liberado em todas as idades.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado