Menu
Brasília

Alunos de Samambaia descobrem no cinema uma maneira de aprender

Arquivo Geral

24/07/2014 15h20

Ensinar valores culturais divertindo. Essa é a proposta do projeto Maratona do Cinema – em sua segunda edição no DF -, que acontece em escolas públicas de Samambaia nesta semana e continua em outras cidades até outubro.

Com sessões itinerantes e gratuitas, o projeto percorrerá escolas públicas da rede do Distrito Federal durante 15 semanas, exibindo produções nacionais, curtas e longas, em pelo menos uma cidade diferente a cada semana. A partir de segunda-feira (28), o projeto estará em Sobradinho.

A ação, que ocorre em dois turnos, de manhã e à tarde, é realizada durante um dia em cada unidade. Os temas das películas são de acordo com a faixa etária e escolaridade dos alunos.

Nesta quinta-feira, o projeto está na Escola Classe 501, em Samambaia, com o filme O ano em que meus pais saíram de férias. Victor Oliveira, de 10 anos, garantiu que aprendeu “bastante”, enquanto se divertia. “Parece cinema”, disse o aluno do 5º ano.

O diretor da escola, Alessandro Araújo, explicou que, depois do filme, há um debate. “Eles captam alguns valores culturais enquanto assistem ao filme. O que eles não captam é trabalhado pelos professores em sala”, disse.

O projeto cultural é realizado pela Associação Latino Americana (ALA) com o apoio do GDF. A preferência é por produções nacionais de cunho social, regional, histórico e documentários, que tratem de temas ligados à história do Brasil ou de regiões do país para que, além de receber informações, o público se identifique e reafirme a sua própria identidade cultural.

“Não é apenas lazer. O objetivo é trazer cultura por meio do cinema, com excelentes produções nacionais. Muitos dos alunos nunca foram ao cinema”, explicou Reni Santos, coordenador pedagógico do projeto.

A primeira etapa do programa foi realizada de março a maio e, em cada uma das 15 regiões administrativas, foram exibidas quatro sessões, o que soma um total de 60 exibições. Nesta segunda etapa, a meta é percorrer quatro cidades e visitar 60 escolas, com a mostra de 240 sessões para alunos da rede pública de ensino o DF. A primeira edição aconteceu em 2012, em quatro cidades.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado