Menu
Brasília

Depois de exonerar diretoria de Unidade de Internação, Secretaria volta atrás

Arquivo Geral

22/07/2014 20h12

A secretária da Criança Eliane Cruz esteve em reunião com todos os servidores da Unidade de Internação de Santa Maria (UISM), na tarde desta terça-feira (22). O objetivo era discutir o futuro da diretoria da instituição.  A Corregedoria do órgão apresentou um parecer que concluiu que a manutenção dos atuais diretores da UISM não comprometeria o processo de apuração das irregularidades.  A Secretaria da Criança (SeCriança) decidiu anular a exoneração – publicada nesta terça-feira no Diário Oficial do DF – de Tatiana de Paula Soares e Roges Ribeiro da Silva, diretores da instituição. 

Fuga

Esta semana a SeCriança instituiu um processo de sindicância para investigar o incidente que desencadeou a fuga de oito adolescentes da UISM que ocorreu na última sexta-feira (18).

O órgão também está revisando todos os procedimentos e equipamentos de segurança das unidades. O objetivo é identificar se houve alguma falha na adoção dos procedimentos-padrão de segurança e se há necessidade de reforçar as normas. Os gerentes das seis unidades de internação do DF estão colaborando com o mapeamento e revisão.

O policiamento nas proximidades da Unidade de Internação foi reforçado e um posto policial será montado em frente à unidade. Desde a data da fuga, as Polícias Militar e Civil estão atuando na busca dos menores. Eles devem retornar ao sistema e continuar o cumprimento das medidas socioeducativas. 

No final da tarde desta segunda-feira (21), um dos adolescentes foi apresentado pela mãe. Ele foi encaminhado à Vara de Execução de Medidas Socioeducativas e, após autorização judicial, levado ao Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) para que possa ser alocado em uma das unidades de internação do Distrito Federal.

Concurso

No mês de junho, foi aprovada a realização de concurso público para contratação de especialistas, técnicos administrativos e atendentes de reintegração social do sistema socioeducativo. A expectativa é de que o edital seja publicado logo após as eleições.

Para reforçar o efetivo pessoal no sistema socioeducativo, 200 servidores (150 socioeducadores e 50 especialistas), aprovados no último processo seletivo temporário, começaram a trabalhar nesta segunda-feira (21). 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado