Menu
Brasília

Programa ajuda talentos de Brasília a ganharem o mundo

Arquivo Geral

22/07/2014 17h00

Ouro na França e prata em Abu Dhabi. Ao manter uma rotina de pódios e bons resultados, o brasiliense Diego Almeida, de 19 anos, roda o mundo atrás de mais conquistas. Apoiado pelo programa Compete Brasília, que leva atletas da cidade para competir em outros estados e países, o lutador de jiu-jitsu projeta uma carreira consolidada no esporte.

Morador do Recanto das Emas, Diego Almeida está no último ano do Ensino Médio, mas já vive da luta. “É minha profissão. Quero ganhar a vida fazendo o que eu gosto. Vestir o quimono, subir ao tatame e ouvir o juiz dando início ao duelo é o que mais me motiva”, destacou o competidor.

Além das conquistas no Mundial de Abu Dhabi e no Paris Open, Diego já contou com o apoio do Compete Brasília para buscar medalhas em Florianópolis e Rio de Janeiro, entre outros. “Foi um verdadeiro upgrade na minha carreira. Várias portas se abriram por causa do Compete, inclusive em relação a patrocinadores. Também tem a parte cultural. É muito bom porque você tem novos conhecimentos, conhece novas pessoas e a cabeça fica mais aberta”, comemorou o atual líder do ranking brasiliense de jiu-jitsu no peso médio da faixa azul e vice-campeão brasileiro da modalidade.

E não há tempo para descanso. No próximo mês, o brasiliense participará de um duelo contra o australiano Mohamed Abdi na Copa Soberana, que será disputada no Ginásio da Candangolândia. Ao fim desse desafio, ele embarca para o Rio de Janeiro, onde compete no Rio Open. Fora do Brasil, ainda neste ano, pretende lutar no Torneio Asiático, que será no Japão, e, por fim, na Inglaterra, onde almeja entrar na disputa do Londres Open.

Compete Brasília

O programa foi criado pela Secretaria de Esporte do Distrito Federal com o objetivo de incentivar a participação de atletas de alto rendimento das mais diversas modalidades em campeonatos nacionais e internacionais. Além disso, estimula o treinamento e contribui para a formação da identidade esportiva da cidade. O apoio é feito por meio de concessão de passagens aéreas ou terrestres, feito, somente depois de aval da Comissão Especial – responsável pela análise do pedido. Em caso de equipes, a secretaria aluga ônibus para levar os atletas.

Os atletas e paratletas interessados no benefício do Compete Brasília devem ser residentes e domiciliados no DF por no mínimo dois anos e estar em situação regular com a federação esportiva de sua modalidade.

O competidor deve solicitar o pedido 30 dias antes da viagem. No formulário, disponível no site da Secretaria de Esporte, é preciso informar os dados da competição na qual pretende participar e anexar o currículo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado