Menu
Brasília

Sistema do Bike Brasília vai chegar a outras cidades do DF

Arquivo Geral

12/07/2014 9h20

O sistema de bicicletas compartilhadas tem sido cada vez mais utilizado como modalidade complementar ao transporte público e também como uma opção de lazer. A novidade é que agora o projeto vai sair do centro do DF e chegar a outras cidades.  

A previsão é que Samambaia e Ceilândia sejam as primeiras contempladas pelo projeto. Para isso, deve ser feito um chamamento, ainda neste semestre, para empresas interessadas em operar o sistema nas duas regiões. A fase inicial de implementação será experimental.

O objetivo é garantir a mobilidade por bicicletas em regiões que já possuem malha cicloviária. Para a coordenadora do projeto Cidade Verde, Maria Rosa Ravelli Abreu, a rede cicloviária foi uma conquista. “O primeiro projeto de ciclovias na cidade foi em 1972. A sociedade civil lutou muito para que isso acontecesse. É importante o uso da bicicleta nos pequenos percursos”, afirmou.

De acordo com ela, a expectativa é que a rede continue aumentando, assim como a integração entre as ciclovias e o posicionamento do serviço em mais regiões do DF. 

Mais estações

Diante da crescente demanda, a cidade ganhará mais 200 unidades até o fim deste mês. Ao todo, a capital terá 40 estações do Bike Brasília. O site do serviço já recebeu 30 mil cadastros.

As próximas dez estações serão instaladas em 15 dias, nos seguintes locais: Shopping ID; Setor Bancário Norte; Galeria dos Estados; 102 Sul; Ministério do Planejamento; Ministério da Saúde; Terminal do Touring e nas proximidades do Hospital de Base.

Saiba mais

O Bike Brasília é uma das ações previstas no Plano de Mobilidade Por Bicicletas no Distrito Federal, que indica, também, a construção de mais ciclovias.

Viagens de até uma hora são gratuitas, desde que sejam realizadas com intervalo de pelo menos 15 minutos .

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado