Menu
Brasília

GDF lança aplicativo com acesso ao mapa da malha cicloviária do DF

Arquivo Geral

28/05/2014 8h43

Nesta quarta-feira (28), o Governo do Distrito Federal lança o aplicativo para smartphones Ciclovida DF, criado para facilitar a interação entre ciclistas e a obtenção de informações sobre rotas e dicas para pedalar no DF. A cerimônia de lançamento será às 9h, no Memorial JK, onde também ocorrerá o ato de inauguração de 10 estações do Projeto Bike Brasília ? programa de mobilidade urbana que promove o compartilhamento de bicicletas.

O aplicativo é gratuito e pode ser baixado pela App Store (iOS) ou pela Google Play (Android). Ele contém o mapa atualizado da malha cicloviária do Distrito Federal, com indicação das ciclovias e ciclofaixas disponíveis e daquelas em construção.

Há ainda sugestões de circuitos urbanos e rurais, com diferentes níveis de dificuldades (fácil, médio e difícil). Ao clicar em um deles, o usuário tem acesso, por exemplo, a fotos, vídeos, distância a ser percorrida, duração média e recomendações do que levar. Também é possível salvar o mapa da trilha.

Na seção de dicas, os ciclistas encontram informações sobre primeiras pedaladas, cuidados necessários no trânsito, equipamentos de segurança, manutenção da bicicleta e sugestões para escolher a bike certa, além de links para sites dedicados ao tema.

Com o app, também é possível visualizar um calendário de eventos destinados aos adeptos do pedal, compartilhar opiniões sobre percursos com outros usuários e rastrear as pedaladas via GPS. “O Ciclovida DF tem diversas funcionalidades para facilitar a vida dos ciclistas brasilienses. O objetivo do governo é incentivar o uso desse meio de transporte, que só tem vantagens, e apoiar uma convivência harmônica entre ciclistas, motoristas e pedestres”, afirma Swedenberger Barbosa, secretário-chefe da Casa Civil do DF, órgão que idealizou o aplicativo.

Plano de Mobilidade por Bicicleta

O aplicativo Ciclovida DF é uma das ações do Plano de Mobilidade por Bicicleta do GDF, que visa um modelo de transporte mais eficiente. As medidas sugeridas pelo plano são divididas nos eixos infraestrutura, mudança de comportamento e serviços. Saiba mais em www.casacivil.df.gov.br.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado