Menu
Brasília

CEB Distribuição inaugura Subestação Hípica

Arquivo Geral

20/05/2014 13h37

A CEB Distribuição (CEB-D) inaugura, nesta quarta-feira (21), às 10h, a Subestação (SE) Hípica, a última das dez obras de distribuição de energia elétrica planejadas para a Copa do Mundo de 2014.

“Todas as obras são um importante legado para Brasília, pois foram pensadas não somente para a realização deste grande evento mundial, mas também para garantir um sistema de distribuição de excelência para a capital do país”, explica Rubem Fonseca, presidente da CEB.

A nova subestação é alimentada pela SE Samambaia (Furnas) por meio da Linha de Distribuição da Alta Tensão (LDAT) Riacho Fundo/Hípica/Embaixadas Sul, também construída devido à Copa.

Com a  LDAT e a SE Hípica, fecha-se o anel de distribuição de energia que garante eficiência e continuidade de energia para a região central de Brasília, já que a SE Brasília Centro passa a ser alimentada por todas as fontes disponíveis no DF: as três subestações de Furnas (Samambaia, Brasília Sul e Brasília Geral) e as Usinas de Corumbá 3 e Corumbá 4.

A SE Hípica custou R$ 12.996.714,15 e está em operação desde abril. Conta com dois transformadores, mas está estruturada para receber uma terceira unidade. Além de reforçar o centro da capital, dezesseis circuitos alimentadores  distribuirão energia para localidades como o Setor de Múltiplas Atividades Sul, Setor Policial Sul, Setor de Oficinas Sul, reduzindo cargas da SE 8 (SIA). Também vai melhorar o suprimento de energia para o Lago Sul, devido a redução de cargas da SE 5.

A SE Hípica também já está preparada para suprir energia para a futura instalação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado