Menu
Brasília

Vítimas de violência têm atendimento humanizado em postos

Arquivo Geral

18/04/2014 19h15

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) conta com uma Rede de Serviços de Atenção Integral à saúde de pessoas em situação de violência, mais conhecida como Rede Esperança. O objetivo é a intervenção humanizada nos casos mais graves de violência doméstica ou sexual.

“Várias são as consequências na vida e na saúde física e mental das pessoas envolvidas nestas situações. Oferecemos uma assistência especializada às vitimas e aos agressores sexuais”, afirmou a chefe do Núcleo de Estudos e Programas na Atenção e Vigilância em Violências (Nepav), Lucy Mary Stroher.

A Rede é composta pelos programas de Pesquisa, Assistência e Vigilância em Violência, localizados em todos os hospitais públicos, que recebem pessoas em situação de violência (criança, adolescente, mulher, homem e idoso).

“Temos buscado capacitar os profissionais de saúde para qualificar esse atendimento por que entendemos que, ao atender as vítimas e seus agressores, estamos oferecendo uma atenção integral e intervindo em todos os fatores para a interrupção do ciclo da violência”, ressaltou Stroher.

Dados do Núcleo de Estudos e Programas para Acidentes e Violência da Secretaria de Saúde detalharam que o programa da Regional do Gama é quem mais notifica casos de violência na SES-DF.

De 2009 a 2013, foram 1.791 casos registrados junto ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), seguida da Regional de Saúde da Asa Norte com 1.142 e da Regional de Saúde de Ceilândia com 1.036 notificações.

Funcionamento

O Núcleo de Estudos e Programas na Atenção e Vigilância em Violências (NEPAV) é a unidade técnica que normatiza, articula, promove e coordena a operacionalização dos serviços para pessoas em situação de violência no âmbito da Secretaria de Saúde, com atenção integral às vitimas de violência.

O NEPAV atua nas ações de mobilização realizadas nas unidades de saúde para sensibilizar e conscientizar os profissionais de saúde em relação à violência, tais como o correto preenchimento da ficha para o SINAN (Sistema de Informações de Agravos de Notificação). O objetivo é registrar e processar dados sobre os agravos de notificação em todo o território nacional.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado