Menu
Brasília

Sexta-feira da Paixão: Via Sacra marca o dia de hoje por todo o DF

Arquivo Geral

18/04/2014 7h20

Nesta sexta-feira (18), diversas paróquias do Distrito Federal encenam a Via Sacra de Jesus, em uma atualização da lenda da morte da figura central do cristianismo. Festas tradicionais são opções para o público devoto, enquanto outros eventos também entretêm quem não tiver atração para o feriadão de Páscoa. 

O maior teatro será o tradicional evento do Morro da Capelinha, em Planaltina. De Jesus novo, mais jovem e mais alto, o espetáculo deve atrair mais de 170 mil pessoas este ano. A banda Anjos de Resgate fará o show de encerramento, no domingo.

Para quem for à Planaltina hoje, Leonardo Magalhães, um dos coordenadores, garante haver uma surpresa, a exemplo do que aconteceu em anos anteriores. “Ano passado a novidade foi a imagem de Nossa Senhora, de quatro metros de altura, em frente ao oratório de madeira, aberto no momento da encenação da ressurreição”, relembrou o coordenador. “Esse ano também teremos uma coisa especial no fim”, prometeu.

Quase uma novela 

Outro evento de grandes proporções será a Via Sacra de Taguatinga. Em anos anteriores, artistas de televisão como Luigi Baricelli e Sérgio Marone interpretaram Jesus. Este ano, a expectativa é que Paula Fernandes faça uma aparição especial. Além disso, Hugo Bonemer está previsto para interpretar Jesus, Débora Nascimento deve ser Maria, José Loureto fará Heródes e Giovana Lancelotti deve encarnar Raquel. O teatro acontecerá no Taguaparque, a partir das 19h.

Segundo um dos organizadores, Thiago Pinheiro, o parque oferece quase oito mil m² de área, com praça de alimentação coberta e arquibancada protegida da chuva.

Quem estava acostumado com a celebração da Paixão do Cristo Negro, que aconteceu nos últimos 16 anos em Samambaia, não poderá ver o evento este ano. Segundo o organizador Gilberto Alvez, a decisão foi tomada em 12 de fevereiro e a expectativa é que o evento volte ao calendário cultural da cidade no ano que vem. O planejamento já teria começado, inclusive.

Emendas

“O projeto inicial foi orçado em R$ 800 mil. Não havia previsão de recursos na Secretaria de Cultura, então cancelamos”, explicou. “Ano passado a Paróquia Santa Luzia, onde guardávamos parte do nosso material, entrou em reforma. Perdemos muita coisa que teve de ficar ao relento”, completou Gilberto.

Ele reclamou da dependência de emendas parlamentares para realizar eventos culturais e disse esperar por melhorias.

Programe-se

Taguatinga

Local:  Taguaparque, 19h

Com espaço grande, a encenação terá quatro atores conhecidos por trabalhos na televisão. A expectativa é que mais de 40 mil pessoas compareçam.

Planaltina 

Local: Morro da Capelinha – DF-230, 16h

 Maior encenação da Via Sacra no DF, a expectativa é de reunir 170 mil pessoas esse ano. A estrutura será a mesma dos anos anteriores, mas haverá um novo ator interpretando Jesus e mais opções de alimentação, segundo os organizadores.

Via Sacra Recanto das Emas

Local:  Estacionamento da Paróquia São Gabriel Arcanjo – Quadra 201, lote 19, 18h30

 Será em um anfiteatro que deve abrigar até cinco mil pessoas, um dos diferenciais em relação às outras é a música que acompanha cada etapa da Via Sacra. A organização prometeu que a sonoridade encaixará perfeitamente como “complemento” da história de Jesus.

Festa dos Padroeiros – Taguatinga/ Ceilândia

Local:  QNM 34 – Área Especial 5/6 – Avenida Hélio Prates

O grande evento da cidade será a Festa, que terá na sua programação grandes nomes da música sertaneja, como Victor & Léo e César Menotti & Fabiano, além da dupla local Pedro Paulo & Matheus.

Amanhã –  Victor & Léo – 22h

Domingo (20) –  Pedro Paulo & Matheus – 22h

Terça-Feira (22) –  Chico Rey & Paraná – 22h

Quarta-feira (23) –  César Menotti & Fabiano – 22h

Festa dos Padroeiros

Além das grandes encenações em Planaltina e Taguatinga, outras igrejas do DF farão versões reduzidas da Via Sacra. São elas a Paróquia José Operário, na QNQ  5, em Ceilândia Norte; a Paróquia Evangelistas São Marcos e São Lucas, na QNP 11; a Capela São Benedito, na avenida Córrego da Coruja, no Sol Nascente; e a Paróquia Sagrado Coração de Jesus e São José, na QNM 30, também em Ceilândia Norte.

Além de Vias Sacras, outros eventos religiosos marcam o feriadão. O maior deles, no entanto, será na divisa de Ceilândia e Taguatinga, na Avenida Hélio Prates, ao lado do Shopping JK, na QNM 34. A Festa dos Padroeiros terá atrações de amanhã à quarta-feira, exceto na segunda-feira. Hoje, dia de Santo Expedito, a dupla sertaneja Victor & Léo se apresenta a partir das 22h. No encerramento, em 23 de abril, dia de São Jorge, César Menotti & Fabiano sobem ao palco no mesmo horário.

Domingo e terça-feira, Pedro Paulo & Mateus e Chico Rey & Paraná são as atrações principais, respectivamente. A expectativa da administração é levar mais de 200 mil pessoas à Hélio Prates. Sempre às 19h, haverá uma Missa Campal antecessora aos números musicais.

Religiosidade

Em Recanto das Emas, também haverá música, mas em evento de menores proporções e de cunho exclusivamente religioso. A Via Sacra da cidade deve contar com mais de seis mil pessoas e oferecer música ao vivo durante toda a apresentação. “A banda da igreja já ensaia há dois meses. Vai ser uma mescla de música com diálogo”, prometeu o organizador Fabrício Sousa.

Importância

O ator Élcio Rodrigues, que interpretará Pôncio Pilatos, se mostrou contente com a responsabilidade e ressaltou a importância do evento. “Faz o público enxergar o que Jesus fez para nós. Muitas pessoas veem a data só como feriado, então tentamos relembrar a importância do sofrimento e ressurreição de Jesus”, defendeu.

O verdadeiro sentido da data

Em meio a tanta festa, o padre Wesley, da Arquidiocese de Brasília, não teme que o foco principal das festividades, a Semana Santa, seja esquecido. “A Igreja celebra aquilo que ela crê. A gente nem fala muito sobre a celebração de memórias. É como se estivéssemos revivendo os passos de Jesus, por isso essa festa toda”, explicou o religioso.

A Arquidiocese informou que apoia todos os eventos promovidos pelas diversas paróquias espalhadas pelo DF e, inclusive, disponibilizou uma programação no site oficial (www.arquidiocesedebrasilia.org.br). 

Sentimentos

Para Wesley, mais que comemorar, o cristão deve pensar em um significado mais profundo para o ato. “O sentimentos que devem ser despertados são aqueles que os fazem acompanhar Jesus”, concluiu.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado