Menu
Brasília

Partiu hoje de Paris o primeiro voo direto para Brasília

Arquivo Geral

31/03/2014 18h16

O primeiro voo direto da França para Brasília partiu na manhã desta segunda-feira (31) de Paris, com previsão de chegada às 19h15 no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek. Entre os passageiros da viagem inaugural estão o governador Agnelo Queiroz e a diretoria da Air France. Os convidados participarão de um coquetel de lançamento da nova rota.

“De acordo com dados Ministério do Turismo, em 2012, 218 mil franceses visitaram o país, aumento de 9,5% em relação à 2010. O número coloca a França como oitavo emissor de turistas internacionais para o Brasil”, afirmou o secretário de Turismo do DF, Luis Otávio Neves, também presente na viagem.

A nova rota é feita pelo Boeing 777-200 da Air France e o número do voo é AF 515, que terá frequência de três vezes na semana, às segundas, quartas e sextas, tendo aproximadamente 10h45 de duração. A aeronave comporta 309 passageiros, 35 deles na classe executiva, 24 na econômica Premium e 250 na classe econômica.

Depois da inauguração, o voo AF 515 deve partir de Brasília às 22h40, com chegada em Paris-Charles de Gaulle às 14h20 do dia seguinte. Já a saída de Paris-Charles de Gaulle deve ocorrer às 13h30, para chegar a Brasília às 19h15 do mesmo dia.

“Turismo e aviação juntos contribuem para o aumento da renda via entrada de divisas, estímulo a investimentos externos de longo prazo, geração de empregos, distribuição de renda, além de efetuar contribuições às receitas de governo na forma da coleta de impostos e tarifas”, analisou Neves.

Também estão entre os passageiros o secretário-chefe da Assessoria Internacional, Odilon Frazão, além de jornalistas franceses da Radio Classique, Euronews, Radio France e Challenges.

LIGAÇÃO

Esta nova rota é a segunda de ligação com os países da União Europeia, sendo a primeira entre Brasília e Lisboa (Portugal). Com o AF 515, serão cinco voos internacionais diretos (Miami e Atlanta – EUA), Buenos Aires (Argentina), Lisboa (Portugal) e Paris (França).

Brasília é uma porta de entrada de voos internacionais para o país e principal hub (ponto de conexão entre os destinos nacionais e estrangeiros) brasileiro.

O terminal que receberá a maior quantidade de voos extras para a Copa do Mundo é o de Brasília, com acréscimo de 2.175 embarques, ou 64% mais que os 3.392 voos regulares.

De acordo com pesquisa da Oxford Economics, o transporte aéreo do país tem impacto significativo na economia. Em 2011, o setor representou 1% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, o que movimenta 0,7% da força de trabalho nacional, equivalente a 684 mil empregos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado