Menu
Brasília

Maus-tratos aos animais: Marcha pede rigor na punição

Arquivo Geral

16/02/2014 8h30

Brasília entrou de vez na luta pelo direito dos animais. Aproximadamente 200 pessoas se reuniram ontem ao lado da Biblioteca Nacional para participar da 1ª Marcha Distrital contra crueldade aos animais.  

A iniciativa, do Instituto SER de Direitos Humanos e da Natureza, pretende tornar a legislação brasileira mais rigorosa com relação à crueldade e abandono de bichos. 

“Nosso objetivo principal é fazer andar o projeto de Lei que amplia e estabelece penas mais duras para pessoas que cometem esse tipo de violência”, disse o coordenador do evento, Fernando Alcântara, 40 anos. 

Lei branda

Hoje, a pena para o crime de maus-tratos aos animais vai de três meses a um ano. A proposta do PL 7199/2010 é aumentar a punição para no mínimo dois anos e, no máximo, quatro de detenção e multa.

“Temos que acabar com essa lei branda, que não pune pessoas violentas. Não é justo alguém atropelar um bicho e não parar para prestar socorro. E é isso que acontece”, ressaltou a servidora pública Luísa Habibe, 48 anos. 

Para o jornalista e defensor da causa, Elton Pacheco, 26 anos, a Marcha foi um primeiro passo para um processo que ainda precisa de muito apoio. 

“Algumas pessoas deixam de sair de casa por uma causa tão nobre. Elas esquecem que os animais não se protegem sozinhos. Eles precisam de nós. Tê-los é tão gratificante”, afirmou. Dono de cinco cachorrinhos, ele ressaltou  ainda “E todos são adotados, outra forma de proteção”.  

A dona de casa Nara Rúbia Amaral, 40 anos, fez questão de levar a família toda para a passeata, inclusive o cachorrinho de estimação, Johnnie Walker.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado