Menu
Brasília

Maratona de empreendedorismo digital agita Brasília

Arquivo Geral

10/02/2014 18h05

Um minuto para vender uma ideia. Um fim de semana para transformá-la em um produto com potencial para se tornar um negócio inovador. Para o desafio, duas ferramentas essenciais: criatividade e entusiasmo. Essa é a proposta do Startup Weekend, maior conjunto de eventos de empreendedorismo digital do mundo, que será realizado pela terceira vez em Brasília, entre os dias 21 e 23 de fevereiro, na sede do Sebrae Nacional. Mais do que formar empresas, o encontro tem o objetivo de estimular o espírito do empreendedorismo digital nos participantes. Esta edição conta com o apoio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), do Instituto Sabin e da empresa de tecnologia ATP S.A..

Pode parecer incrível, mas grandes empresas de base tecnológica como Google, Facebook e Peixe Urbano começaram a partir de uma boa ideia e dedicação intensa para desenvolvê-la. Com esse espírito, o Startup Weekend oferece 54 horas de imersão, durante as quais os participantes terão a oportunidade de construir um modelo de negócios em diferentes aplicações – sejam elas web ou mobile – e avaliar a viabilidade desses negócios com os mentores presentes, todos com vasta experiência no mercado digital. Mais de 600 empresas já foram criadas a partir de ideias sugeridas em edições do evento, realizadas em mais de 500 cidades em todo o mundo.

De acordo  com o empreendedor e organizador do evento, Carlos Bergfeld, o objetivo é que os participantes experimentem  ferramentas  e  metodologias  do  mundo  das  startups, desenvolvam uma  mentalidade empreendedora e encontrem parceiros para executar novos projetos em conjunto. “No  primeiro dia, será dada a chance para que os participantes apresentem, em um minuto, uma ideia inovadora. O público votará nas  melhores, que serão executadas durante o evento”, destaca Carlos. Os melhores projetos receberão premiações oferecidas pelos apoiadores, incluindo oportunidades que facilitarão o desenvolvimento de seus negócios.

Dentre os mentores convidados, destaque para Felipe Matos, fundador do Startup Farm e COO do Start­Up Brasil  –  programa  lançado  pelo  Ministério  de  Ciência,  Tecnologia  e Inovação  (MCTI)  com  o  objetivo  de acelerar  o  desenvolvimento  de  empresas nascentes de  base  tecnológica.  “O  Startup  Weekend  é  uma excelente  iniciativa  para despertar  o espírito  empreendedor  e,  principalmente,  conectar  pessoas interessadas  em desenvolver seus  projetos”,  analisa. Ainda segundo Matos, o Startup Weekend funciona como  um verdadeiro  celeiro  de  empreendedores  e  projetos  que  mais  tarde  são atendidos por programas como o Start­Up Brasil.

Participantes de edições passadas destacam o poder de rede que o Startup Weekend tem. Para Leandro Freire, que participou das duas primeiras edições do evento e agora se juntou ao time organizador, o maior valor  de participar de um Startup Weekend é a rede de contatos. “Há dois anos eu era recém ­chegado a Brasília, trabalhava na área de gestão de projetos, tinha uma ideia de negócio e não sabia como tirá-­la do papel. No Startup Weekend conheci pessoas que vieram a se tornar meus sócios e nunca mais saí do universo das startups”.

Serviço

Startup Weekend Brasília

Local: Sebrae ­Sede Nacional, Conjunto A ­ Sgas 605 ­ Asa Sul, Brasília ­ DF

Data: 21 a 23 de fevereiro de 2014

Programação e inscrições: http://brasilia.startupweekend.org/

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado