Menu
Brasília

Hospital da Criança cria Grupo de Obesidade

Arquivo Geral

25/01/2014 17h01

Os pacientes com excesso de peso e seus familiares poderão ser acompanhados pelo Grupo de Obesidade, criado no Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB). O atendimento é dividido em três faixas etárias: 5a 9 anos, 10 a 12 e acima de 12 com limite até os 18.

A iniciativa teve início no primeiro semestre de 2011. Com o aumento das demandas ao longo do tempo, o grupo sofreu alterações, a fim de prestar melhor assistência aos pacientes obesos e familiares. “Queremos proporcionar momentos de fala e escuta, além da troca de experiências entre os membros do grupo”, afirmou a psicóloga da saúde, Priscila Dias.

Com duração de seis meses, o acompanhamento é oferecido por uma equipe multiprofissional das áreas de Psicologia, Nutrição e Endocrinologia. Cada faixa etária se reúne com os profissionais de saúde uma vez por mês, sempre às sextas-feiras. Os encontros são realizados à tarde e duram cerca de duas horas.

“Mensalmente, trabalhamos um tema específico com pais e pacientes. Acreditamos que não adianta passar a informação apenas para a criança, pois ela não vai ao supermercado sozinha”, comentou a psicóloga.

Segundo ela, a colaboração dos responsáveis ou do cuidador é fundamental nesse processo. “Explicamos, orientamos e tentamos mexer no comportamento da família para ajudar a criança”, complementou.

Assuntos como alimentação saudável, redução de ansiedade, bullying e atividade física são trabalhados no grupo. “Jogamos as questões e orientamos ao final do encontro”, disse Priscila.

Todo mês, o participante leva uma tarefa para casa. Em janeiro desse ano, o cronograma de rotina do paciente foi entregue. Ele deve ser preenchido no ambiente familiar e devolvido no mês seguinte para ser discutido em grupo.

“No ambulatório, percebo crianças que ficam de sete a nove horas por dia sem atividade física. Eles estão no videogame, tablet, computador ou televisão, ao invés de jogar bola, correr atrás do cachorro, atividades que estimulamos a fazer nas reuniões”, relatou.

Preocupada com os hábitos alimentares e com o peso do filho, Francimary Rodrigues, 58 anos, a mãe adotiva de Flávio Rodrigues, 10 anos, levou o filho ao centro de saúde, onde conseguiu pedido médico para a Endocrinologia do HCB. Depois da consulta, a criança foi encaminhada para o Grupo de Obesidade, obnde está desde outubro de 2012.

“Esse grupo é excelente, vale a pena fazer parte dele, principalmente pelo empenho e solidariedade da equipe. Nos encontros não vemos somente o nosso problema, mas o dos outros também”, afirma Francimary. Para ajudar na educação alimentar do filho, ela mudou os hábitos dentro de casa. “Aderimos ao arroz, pão e macarrão integrais”, contou.

Para entrar no Grupo o paciente deve ser encaminhado pela equipe de Endocrinologia do HCB, que faz o diagnóstico de obesidade. Depois dessa etapa, o paciente participa de uma palestra que é realizada na última sexta-feira do mês. No encontro, a família recebe orientação geral sobre alimentação saudável e ansiedade. Em seguida, o paciente passa pela triagem.

O tratamento tem efeito a longo prazo e necessita da colaboração ativa, além da participação dos responsáveis e cuidadores. “A mudança de hábitos é trabalhosa. Exige persistência, responsabilidade tanto do paciente quanto dos familiares. Nós, profissionais de saúde estamos aqui para ajudar”, concluiu a psicóloga Priscila.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado