Menu
Brasília

Entenda as diferenças de dirigir dentro da cidade e na estrada

Arquivo Geral

14/11/2012 8h41

Soraya Sobreira

[email protected]

 

Neste feriadão da Proclamação da República, o motorista deve ficar atento aos procedimentos de segurança que devem ser adotados antes de pegar as rodovias. Nem todos se dão conta, mas  há diferenças entre dirigir na cidade e na estrada. Este aspecto é, inclusive, um dos motivos apontados como causas de acidentes. Universos aparentemente similares no que diz respeito à prática da direção  exigem, no entanto, comportamentos bem diferentes por parte de motoristas, profissionais ou não. Mas muitos não têm consciência disso. 

 

Uma diferença essencial entre ruas e estradas é a velocidade. “Quem acha que terá cinco segundos para voltar atrás ao tentar mudar de pista está enganado. O carro que se vê no retrovisor e parece tão distante chega em dois segundos e a decisão vacilante pode trazer sérias consequências”, afirma o inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), D. Lucas.

 

A preocupação se justifica pela grande incidência de acidentes devido à alta velocidade. “Isso porque o motorista perde parcialmente duas ‘armas’ naturais do homem contra o perigo: o tempo de reação e a visão periférica”, completa.

 

Outro momento que exige muita atenção e responsabilidade por parte do motorista é a ultrapassagem. “Se no perímetro urbano é uma vaidade tola disputar espaço com outro carro, na estrada a tolice vira estupidez”, dispara o policial. Ele lembra que o importante é não querer se impor a outro veículo. “Se o outro está vindo rápido, saia da frente e deixe passar”, recomenda. Para fazer uma ultrapassagem é importante saber se o carro responde rapidamente à aceleração ou se demora a ganhar velocidade.

 

As condições do carro também mudam. Na cidade, normalmente o carro está mais vazio que nas viagens, quando se transporta mais passageiros e  bagagens. Isso faz com que o carro necessite de um tempo maior para ganhar velocidade ou parar. “Se for preciso frear, o veículo vai demorar mais, e isso pode resultar em uma colisão”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado