Menu
Brasília

Representante da ONU visita escola em Brasília

Arquivo Geral

17/06/2011 13h19

Oitenta crianças receberam na manhã desta sexta-feira (17/6) uma vista diferente no Jardim de Infância da 304 Norte, em Brasília. Ban Soon-taek, representante da Organização das Nações Unidas (ONU) e mulher do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, foi ao local para ver, na prática, como funciona o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), parceria do GDF com o governo federal. Ela assistiu a uma apresentação de teatro e merendou galinhada junto com os pequenos estudantes, que têm entre quatro e seis anos de idade. No fim da visita, a representante da ONU conheceu a horta cultivada pelos alunos.

 


 

O objetivo era mostrar a rotina de uma sexta-feira no JI 304 e como o PNAE se insere no processo pedagógico. O programa possui papéis universal e suplementar na alimentação das crianças, atendendo às necessidades nutricionais dos alunos, além de realizar compras diretas da agricultura familiar. “Essa visita representa um marco, um diferencial. A alimentação escolar no Distrito Federal é referência e não só no país; o programa brasileiro é referência para as Nações Unidas”, explicou a gerente de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação do DF, Eliene Ferreira de Sousa.

 

 


“O Brasil já está trabalhando com vários países em desenvolvimento e realizando capacitação, para que eles desenvolvam programas semelhantes ao nosso”, afirmou o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Daniel Balaban. De acordo com ele, 47 milhões de estudantes em todo o país são beneficiados pelo PNAE. “Os alunos também trabalham cultivando os próprios alimentos e, assim, aprendem a importância deles para a nossa saúde”, acrescentou.

 


 

A diretora do JI 304, Maria Helena Ferreira Borges, explicou que a ideia de levar a representante da ONU à escola partiu do governo federal. “O FNDE nos convidou a receber a senhora Ban Soon-taek, porque eles já conhecem o projeto que nós já desenvolvemos há cinco anos”, declarou, comemorando a oportunidade de apresentar o trabalho que atualmente envolve 180 crianças durante os dois turnos de funcionamento do jardim de infância da Asa Norte.

 


 

Ban Soon-taek, que passa pelo Brasil em missão oficial com Ban Ki-moon, preferiu não conceder entrevista, mas revelou ter ficado muito satisfeita com o modo como o programa está sendo conduzido no Distrito Federal. Além dos estudantes, as professoras e representantes do governo federal e do GDF recepcionaram a representante das Nações Unidas.

 

 


PNAE

 

O Programa Nacional de Alimentação Escolar foi implantado em 1955. Ele garante, por meio de transferência de recursos financeiros, a alimentação escolar dos estudantes da educação básica – educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos – que estão matriculados em instituições da rede pública de ensino e filantrópicas.

 

 


O PNAE tem caráter suplementar, como está previsto na Constituição Federal, e estabelece que o poder público tem com a educação o dever de promover o atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a seis anos. Há também a previsão de atendimento ao educando no ensino fundamental, por meio dos programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado