Menu
Brasil

Exército Brasileiro empregará 850 militares no desfile de 7 de setembro

Arquivo Geral

03/09/2015 14h07

O Exército Brasileiro, por meio do Comando Militar do Planalto, participará do desfile do 7 de setembro com um efetivo de 850 militares entre tropas a pé e motorizadas. Juntamente com a Marinha, Aeronáutica e Forças Auxiliares, o efetivo totaliza 3 mil militares, entre homens e mulheres.

No desfile a pé, o Exército contará com Atletas de Alto Rendimento das Forças Armadas; Ex-Integrantes de Força de Paz; Bandeiras Históricas do Brasil; um grupamento Conjunto das Forças Armadas; um grupamento feminino; um grupamento de cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, localizada em Resende -RJ; de alunos do Colégio Militar de Brasília; e as tradicionais tropas do Batalhão de Guarda Presidencial e da Brigada Paraquedista, sediada no Rio de Janeiro.

Estas tropas desfilarão entoadas pelas bandas do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília (BPEB) e do Batalhão da Guarda Presidencial.

Uma das maiores atrações do desfile do Exército Brasileiro será a Pirâmide Humana, do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília, composta por 30 homens em cima de uma moto. O recorde mundial dessa atividade é de 47 militares sobre uma única motocicleta, registrado no Guiness Book, “o livro dos recordes”. Outra atração é a apresentação dos Granadeiros do Batalhão da Guarda Presidencial com uma demonstração impecável de movimentos sincronizados com fuzil, sem comando, à frente do palanque presidencial, trajando seus tradicionais uniformes históricos da época do Império.

No desfile motorizado, o Exército participará com batedores motociclistas, viaturas do 1ª Companhia de Guerra Eletrônica, do 32º Grupo de Artilharia de Campanha, do 11º GAAe, do Batalhão da Guarda Presidencial e com carros de combate que fazem parte dos Projetos Estratégicos do Exército: Astros 2020 (lançador de foguetes e mísseis, posto de comando e controle e posto meteorológico); Guarani (Carro Anfíbio – armado com sistemas de tiro controlados a distância).

As tropas hipomóveis serão compostas por 170 cavalos, pertencentes à Bateria Histórica Caiena e ao 1º Regimento de Cavalaria de Guardas, que integram as atividades de Cerimonial Militar da Presidência da República,.

As atividades do desfile Cívico iniciarão a partir das 9h, quando o Comandante Militar do Planalto, General de Divisão Racine Bezerra Lima Filho, fará a apresentação da tropa à Presidenta da República, Dilma Rousseff. Na sequência, a Presidente embarcará no Rolls Royce Presidencial e fará a revista às tropas, acompanhada pelo General Racine, embarcado na viatura Guarani, e escoltada por batedores motociclistas. O desfile que acontece na Esplanada do Ministérios terá a duração de 1h30 minutos.

 

Homenagens a duas datas históricas

Durante o desfile, o Exército Brasileiro fará uma homenagem aos 70 anos da Força Expedicionária Brasileira, com a participação de um comboio composto por 26 viaturas históricas utilizadas durante a 2ª Guerra Mundial. No comboio estarão presentes ex-combatentes, seguidos por um grupamento portando os estandartes da Unidades do Exército que participaram da guerra, vestido uniformes históricos dos febianos. As viaturas históricas “Coluna da Vitória” fazem parte da Associação Brasileira de Preservadores de Viaturas Militares (ABPVM) e estão vindo do Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte especialmente para as comemorações da Semana da Pátria.

Os 150 anos do nascimento do Marechal Cândido Rondon, Patrono da Arma de Comunicações do Exército Brasileiro, também será comemorado. Nesta ocasião, o neto do Marechal desfilará com as vestes da época, em viatura militar, seguido por militares trajando os uniformes de instrução de Rondon e de uma viatura painel com imagens, tudo em uma justa homenagem a este singular personagem dentro da construção e expansão do sentimento nacional, que com seus mais de 3.000 quilômetros de linhas telegráficas, integrou o Brasil litorâneo ao Centro-Oeste e Amazônia Ocidental.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado