Menu
Brasil

Brasileira está entre selecionados para colonizar Marte

Arquivo Geral

18/02/2015 16h14

Uma brasileira de 51 anos está entre os 200 pré-selecionados para uma missão que pretende colonizar o planeta Marte. Sandra Maria Feliciano é de Porto Velho (RO) e professora. Ela integra um grupo de 50 mulheres e 50 homens que ainda será reduzido para um grupo de 10 casais. Eles serão enviados para o planeta vermelho em 2025.

A professora é formada em administração e direito e já lecionou desde a alfabetização ao ensino superior. Atualmente, dá aulas no Escola Estadual Major Guapindaia, na capital de Rondônia, e em uma faculdade privada, nas áreas de administração e direito. Sandra também é escritora, advogada e aquariofilista (cria peixes, plantas e outros organismos em aquários). Em vídeo disponibilizado no site da companhia que realiza o projeto, a MarsOne, a professora afirma que ir para Marte não é somente “um desafio, mas uma necessidade”. 

O projeto

A MarsOne é uma empresa sem fins lucrativos. Estão previstos o gasto de cerca de R$ 17 bilhões com o projeto. A missão deve começar em 2017, com o envio de sondas e satélites que explorarão o local e farão os preparos iniciais como plantação de vegetais e abastecimento de água.

Em 2022, casulos – estruturas de 52m² com quarto, sala, banheiro, área hidropônica e higiene que abrigarão os casais – serão enviados ao planeta. A empresa também pretende transmitir o dia-a-dia dos colonos como uma espécie de “reality show”.

“Mortes ocorrerão com 68 dias”

De acordo com um estudo realizado por estudantes de aeronáutica do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), as chances de sobrevivência são baixas. Com gráficos e fórmulas matemáticas, os pesquisadores concluíram que a primeira morte deve ocorrer por volta do 68º dia de missão por asfixia. Eles preveem que as plantas começarão a produzir oxigênio demais e que a atmosfera do planeta não será capaz de equilibrar o sistema. 

Veja o vídeo com o depoimento de Sandra (em inglês):

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado