Menu
Brasil

Governo tira do ar peça acusada de machismo

Arquivo Geral

05/02/2015 20h42

O Ministério da Justiça foi obrigado a tirar da sua página no Facebook um peça da campanha “Bebeu, Perdeu”, que mira o abuso do álcool por adolescentes, depois da reação furiosa dos internautas. O post mostra duas adolescentes rindo de uma terceira, que aparece triste enquanto olha o celular e o texto diz: “Bebeu demais e esqueceu o que fez? Seus amigos vão te lembrar por muito tempo.”

A ideia de passar mensagens bem humoradas para que os jovens não bebam foi vista pelos internautas como machista e indutora de bullying e assédio sexual. Em poucas horas, já havia recebido centenas de críticas, até que o ministério decidiu tirá-la do ar, substituindo por uma explicação. “A campanha ?#?BebeuPerdeu é muito mais do que isso. Nós nos equivocamos com a peça. Ela tem o objetivo de conscientizar jovens até 24 anos sobre os malefícios do álcool. Atuamos em políticas públicas em conjunto com a Secretaria de Políticas para a Mulher (SPM) contra a violência doméstica, o feminicídio e outras formas de violência contra a mulher. Pedimos desculpas pelo mal entendido e ao mesmo tempo contamos com a colaboração de todos na campanha. Abraços”, diz o texto.

Ainda assim, os internautas não perdoaram. A campanha toda – que é composta de cinco VTs, cartazes em aeroportos e rodoviárias, além de um post no Facebook por dia até o 22 deste mês – passou a ser criticada como moralista e ineficaz. Ainda assim, o ministério afirma que será mantida. A assessoria de imprensa, no entanto, informou à reportagem que todas as demais peças estão sendo revisadas – para que se tenha certeza de que não vão também causar reações negativas.

O post criticado pelos internautas usa uma foto de um site das chamadas stock photos – ensaios feitos para venda comercial -, o shutterstock, usado comumente por empresas de publicidade. O título do ensaio é “teenage girl being bullied by text message in mobile phone” – em português, “adolescente sofrendo bullying por mensagem de texto de celular” -, o que ajuda a explicar a reação negativa à peça.

Os demais vídeos e cartazes, que devem ser mantidos pelo ministério, mostram jovens, homens e mulheres, que deixaram de se divertir por estarem bêbados demais ou por estarem de ressaca no dia seguinte. Em um dos VTs, uma jovem acorda de ressaca e vê fotos dos amigos se divertindo na noite anterior e se dá conta que perdeu o paquera para outra menina. Em outro, um rapaz bebe demais, não consegue beijar a menina que queria e a perde para outro. O ministério confirma que a campanha será mantida não apenas para o carnaval, mas para momentos como férias escolares, réveillon e Oktoberfest.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado