Menu
Brasil

Educação puxa IDHM das regiões metropolitanas

Arquivo Geral

25/11/2014 20h19

Apesar das conhecidas dificuldades da educação brasileira, a melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios (IDHM) das zonas metropolitanas se deve principalmente aos avanços educacionais do País. O Atlas divulgado nesta terça-feira, 25, por Pnud e Ipea mostra que estes foram os quesitos onde houve maior crescimento e maior redução da desigualdade entre regiões e mesmo dentro de uma zona metropolitana.

Em 2000, o IDHM de educação estava ainda no nível baixo – menor do que 0,599 – em todas as regiões. O mais alto, de São Paulo, chegava apenas 0,592. Apesar de ruim, ainda era 43% superior ao de Manaus, a pior colocada, que tinha um IDHM educacional de apenas 0,414 (muito baixo). Hoje, a capital do Amazonas, mesmo continuando na pior colocação entre as 16 zonas metropolitanas estudadas, tem um índice melhor do que São Paulo em 2000, 0,636.

O mapa atual mostra que cinco regiões metropolitanas já tem um IDHM educacional alto, acima de 0,700. Além de São Paulo, que está em segundo lugar, estão nessa situação São Luís, a campeã, o Distrito Federal, Curitiba e Cuiabá. As 11 demais estão com desenvolvimento médio, acima de 0,600. Manaus é a pior delas, com Porto Alegre, Belém, Natal e Salvador vindo em seguida.

“O avanço na educação é significativo, e nos permite antecipar ainda mais melhoras futuras”, afirmou o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Marcelo Néri. Para o pesquisador do Ipea Marco Aurélio Costa a área da educação apresentou o avanço mais expressivo. “Principalmente no atraso escolar. É uma informação importante, que dialoga mais diretamente com a políticas públicas e com o esforço dos governos em colocar crianças nas escolas na idade correta”, disse.

O IDHM de educação é formado pela porcentual de pessoas acima de 18 anos com pelo menos o fundamental completo, o chamado estoque educacional, e pela frequência escolar, sem atraso, de crianças e jovens – calculado nas faixas etárias de 5 e 6 anos frequentando a escola, 11 a 13 anos frequentando os anos finais do ensino fundamental, 15 a 17 anos frequentando o ensino médio e acima de 18 anos com ensino médio completo. Apesar da qualidade ainda sofrível da educação brasileira, os índices de frequência escolar são os que mais aumentaram em todo o País. Hoje, o ensino fundamental está praticamente universalizado, acima dos 97% das crianças de 7 a 14 anos matriculadas na escola. No ensino médio, chegou em 2012 a 54% dos jovens de 15 a 17 anos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado