Menu
Brasil

Brasil desenvolve kit para diagnosticar agente causador de diarreia

Arquivo Geral

19/11/2014 15h49

Um kit de diagnóstico que está sendo desenvolvido no Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), em parceria com a empresa ColOff promete diagnosticar de forma rápida e barata se a diarreia é causada por bactérias, vírus ou parasitas.

O projeto é financiado pelo Programa Inova Saúde da Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Finep/MCTI), informa o Blog da Saúde, página eletrônica do portal do Ministério da Saúde. Terá custo de R$ 1,5 milhão e deve ser concluído em 2016, quando será entregue o protótipo do teste.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a diarreia mata cerca de 1,5 milhão de crianças por ano e é considerada uma das principais causas de mortalidade infantil. “O diagnóstico da doença é demorado e pode custar até US$ 1 mil”, afirmou o gerente de Inovação do LNBio, Rodrigo Guerra.

O teste funcionará de forma similar aos testes de gravidez vendidos em farmácias e poderá ser utilizado por agentes de saúde em qualquer lugar – até mesmo em áreas muito remotas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado