Menu
Brasil

Auditoria aponta falhas graves de gestão na Santa Casa de SP

Arquivo Geral

29/09/2014 17h24

A auditoria realizada pela Secretaria Estadual da Saúde nas contas da Santa Casa de São Paulo apontou falhas graves de gestão na instituição, segundo relatório apresentado pela pasta na tarde desta segunda-feira, 29. De acordo com o Governo do Estado, se fosse uma empresa, a Santa Casa “estaria a beira da falência”.

“Apuramos que há problemas seríssimos de gestão e que a situação econômico-financeira é gravíssima”, disse o secretário da Saúde, David Uip.

Entre os indicadores que comprovam a má administração, estão a queda de 98% do patrimônio líquido da Santa Casa em quatro anos, e o crescimento de 256% dos empréstimos e financiamentos a longo prazo feitos pela entidade.

Apesar do resultado da auditoria apontar mal uso do dinheiro repassado pelos governos Estadual e Federal, a Secretaria da Saúde anunciou que vai honrar as despesas da Santa Casa com o custeio do atendimento e o pagamentos dos profissionais. “Daqui para frente, nós vamos honrar esses compromissos. Isso dá tranquilidade para a população e para os fornecedores. O problema da dívida é de quem a contraiu”, afirmou Uip.

O secretário afirmou que em um primeiro momento novos repasses emergenciais serão necessários. Os valores serão definidos em reunião entre a pasta e a direção da Santa Casa, marcada para esta terça-feira, 30.

Fabiana Cambricoli

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado