Menu
Brasil

Incêndio em parque estadual do Rio ainda não foi controlado

Arquivo Geral

16/09/2014 20h04

O incêndio que atinge o Parque Estadual da Pedra Branca, na zona oeste do Rio, ainda não foi controlado. De acordo com novas informações do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), administrador da unidade de conservação ambiental, os parques estaduais do Mendanha, em Campo Grande; Três Picos, na região serrana; e Pedra Selada, em Resende, que também são vinculados ao órgão, foram atingidos pelas chamas.

Os focos de calor começaram na manhã de ontem (15) e não hoje (16), como noticiado primeiramente. Homens do Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente do Corpo de Bombeiros e 22 guardas-parque dos núcleos Pedra Branca e Cunhambebe estão tentando combater as chamas na Pedra Branca. O instituto ainda não sabe o que causou o incêndio.

No Mendanha, o fogo começou na manhã de ontem e já atingiu cerca de 100 hectares (um hectare corresponde aproximadamente à área de um campo de futebol oficial) de mata, principalmente área de capim. No local, guardas-parque trabalham com um helicóptero da Polícia Militar. Hoje, um foco de incêndio foi identificado no Parque Estadual dos Três Picos, entre Nova Friburgo e Teresópolis. Guardas do Inea estão na área combatendo os focos de calor.

Desde o último dia 11, focos de incêndio em pontos isolados foram encontrados no Parque Estadual da Pedra Selada e atingiram 53 hectares de mata. A brigada de combate a incêndio do Parque Nacional de Itatiaia está atuando no local em conjunto com os guardas-parque do Inea, bombeiros do batalhão de Resende e brigadistas voluntários de Visconde de Mauá.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado