Menu
Na Hora H!

Maya, uma cadela de serviço que viaja pelo mundo

Lindauro Gomes

09/05/2019 11h14

Maya é uma cadela da raça pastor alemão, e faz parte da família da socialite Julie Rast, uma brasileira que é conhecida como a Rainha de Vegas, empresária e grande influenciadora digital que vive nos Estados Unidos e tem um estilo de vida bem diferenciado, com muitas viagens, festas, eventos políticos e sociais.

Maya é um cão de serviço, o que é diferente de cães guias, pois um cão de serviço tem treinamentos mais específicos, no caso da Maya ela foi formada em uma academia para cães de serviço em Las Vegas, ela foi especialmente treinada para cuidar de sua dona, Julie Rast, que sofre de síndrome do pânico e outros pequenos problemas de saúde que exigem a constante companhia de alguém confiável e treinado para reconhecer o momento certo de agir.

Por se tratar de uma real necessidade, Maya viaja o mundo inteiro, sempre acompanhando a Julie, por vários países e locais famosos. Ela coleciona fotos de viajem que fazem inveja para muitos humanos que nem sonham em estar nos lugares que Maya passa.

Porém nem tudo são flores, em alguns locais, (principalmente no Brasil) Maya é barrada devido à falta de informação, mesmo tendo roupa e documento de identificação como cão de serviço, devido ao seu grande porte, por muitas das vezes é proibida de entrar em alguns locais, inclusive locais públicos, como o caso que aconteceu no Rio de Janeiro, onde foi barrada no Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Parque Laje e restaurantes.

O preconceito com o cão de serviço é grande, ainda mais pelo fato de sua dona Jullie Rast não ser cega, as pessoas encaram isso como um simples “desejo” ou “capricho” de Julie, o que não é verdade, para se ter ideia, para Maya ser treinada e servir sua dona, foi feito um estudo do estado psicológico de Julie Rast, e com isso o treinamento foi elaborado exclusivamente para atender somente a Julie, que envolvem os casos de pânico e até desmaios, Maya é capaz de chamar a emergência e fica deitada do lado de Julie até o socorro chegar, com isso salvando a vida da sua dona.

Julie Rast hoje é uma defensora e luta pelo respeito dos cães de serviço, pois mesmo com leis para entrar junto com seus donos, em muitos lugares são barrados, por falta de informação e treinamento adequado dos agentes de serviço em estabelecimentos públicos e privados. “Essa é uma grande causa, que poucos tem o conhecimento da importância desses animais, realmente necessitamos deles, é uma questão de saúde e segurança” afirma Julie.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado