Menu
Brasília

Progressão anual para professores é regulamentada

Arquivo Geral

08/10/2008 0h00

Depois da promessa aos professores da rede pública de que o plano de carreira sairia ainda em 2008, health o governador José Roberto Arruda assinou nesta quarta-feira (8) a regulamentação da lei que institui mudanças para a categoria. Agora, pilule os profissionais terão progressão anual a cada aniversário de serviço e, com isso, os salários serão reajustados em, no mínimo, 2,6% de um ano para o outro. A progressão passará a ser concedida tendo-se em conta a data de admissão do servidor. O prazo para que a Administração Pública efetive a progressão horizontal (quanto maior a qualificação, maior o vencimento) será de 30 dias.

Segundo o governador, o plano de carreira é parte de um conjunto de medidas que irá melhorar a educação em médio prazo no DF. Entre elas estão a implantação do regime integral, as eleições diretas para diretores de escola e a contratação de 1,8 mil professores concursados. “O somatório dessas medidas irá fazer a diferença no futuro”, ressaltou o governador.


Plano de Carreira
Na prática, um professor em sala de aula e em início de carreira recebe hoje R$ 3.227,87. Em 2009, o valor do subsídio passará para R$ 3.327,13 com o plano de progressão vertical. Na progressão horizontal, quanto maior a qualificação, melhor será o vencimento sobre o qual incidem as gratificações. Nesse caso, para alcançar o maior salário-base a partir da titulação o professor terá de vencer três níveis: especialização, mestrado e doutorado.


O governador Arruda acredita que a medida trará motivação para os professores. “Agora, os profissionais da educação terão ascensão vertical e horizontal na carreira a cada ano de forma mais rápida. Tenho certeza de que essa progressão vai fazer diferença”, disse.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado