Menu
Mundo

Pentágono: russos acreditam que aos EUA querem uma mudança de regime no país

Agência Estado

29/06/2017 0h00

Atualizada

Um relatório do Pentágono mostrou que os líderes do governo russo estão convencido de que os Estados Unidos pretendem mudar o regime na Rússia: um temor que está alimentando a tensão e a competição militar entre os dois antigos inimigos da Guerra Fria.

O relatório diz que a Rússia está cada vez mais cautelosa com os americanos e cita a “profunda e duradoura desconfiança de Moscou com os esforços dos EUA para promover a democracia pelo mundo e com o que percebe como campanha dos americanos para definir um só conjunto de valores globais”.

“O Kremlin está convencido de que os EUA estão estabelecendo as bases para uma mudança de regime na Rússia, uma convicção reforçada pelos eventos na Ucrânia”, diz o relatório, que se refere aos comentários do presidente Vladimir Putin de que os EUA teriam arquitetado a revolta popular que derrubou em 2014 Viktor Yanukovich, então presidente ucraniano amigável aos russos. Moscou respondeu ao anexar a Crimeia e ao apoiar separatistas pró-Rússia no leste da Ucrânia.

“Moscou teme que as tentativas dos EUA de ditar uma série de normas internacionalmente aceitas ameaça as bases de poder do Kremlin ao dar licença para que estrangeiros interfiram nos assuntos internos da Rússia”, disse o relatório intitulado “o poder militar da Rússia”. É o primeiro documento do tipo emitido pelo Pentágono em mais de duas décadas.

“Dentro da próxima década, uma Rússia ainda mais confiante e capaz pode emergir”, diz o prefácio do relatório.

O documento de 116 páginas oferece uma avaliação profunda de todas as dimensões da poder do exército russo e afirma que a Rússia está reconstruindo seu exército de forma metódica e bem sucedida após o colapso da União Soviética. Fonte: Associated Press.

Fonte: Estadao Conteudo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado