Menu
Mundo

Parlamento da Catalunha indica Puigdemont como candidato a premiê regional

Agência Estado

22/01/2018 10h59

Atualizada

O líder do Parlamento da Catalunha, Roger Torrent, indicou o ex-presidente da região e agora fugitivo das autoridades da Espanha, Carles Puigdemont, como candidato a primeiro-ministro regional, sendo o responsável por formar o novo governo.

Torrent anunciou na manhã desta segunda-feira quePuigdemont é “o único candidato” com apoio suficiente dentro do Parlamento regional que terá condições de formar um novo governo catalão, após as eleições regionais no mês passado que deram vitória para os partidos pró-independência.

Torrent ainda afirmou que já pediu ao primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, para realizar uma reunião e discutir a “situação anormal” na Catalunha.

Puigdemont viajou para a capital da Dinamarca, Copenhagen, nesta manhã, para discursar em uma universidade e se reunir com políticos locais. Essa é sua primeira viagem desde que se exilou na Bélgica, após declarar independência da Catalunha e sua prisão ser decretada pelo Ministério Público espanhol.

O principal promotor da Espanha divulgou hoje que pediu para a Suprema Corte do país aprovar um pedido de detenção válido no território europeu, com o objetivo de prender Puigdemont na Dinamarca. Fonte: Associated Press.

Fonte: Estadao Conteudo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado