Menu
Mundo

Parceria entre Índia e Irã deve se focar em energia e conflitos no Afeganistão

Agência Estado

17/02/2018 13h47

Atualizada

A Índia e o Irã devem aumentar a cooperação no combate ao extremismo, terrorismo e tráfico de drogas, assim como nos esforços de restaurar a paz e a estabilidade no Afeganistão, após recentes conflitos no país. O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, disse que Índia e Irã ainda devem buscar melhorias no campo de segurança energética e na conectividade regional, para abrir rotas ao Afeganistão e à Ásia Central a partir do desenvolvimento de rodovias, ferrovias e o porto iraniano de Chababar.

“Vamos trabalhar para restaurar paz, estabilidade, prosperidade e um sistema pluralista no Afeganistão “, disse Modi, após conversar com o presidente do Irã, Hassan Rouhani, em Nova Deli, no último dia da visita de três dias do líder iraniano.

Rouhani disse que o Irã e a Índia “estão preparados para ações conjuntas nos setores de gás e petróleo”. Ele buscou o investimento da Índia nessas áreas, bem como nos setores industrial e de mineração. Para o mandatário iraniano, o Afeganistão deve ser “um país vivaz e seguro”, acrescentando que o Irã e a Índia também cooperam em situações no Iraque, Síria e Iêmen.

A visita de Rouhani à Índia ocorreu em um momento em que o presidente Donald Trump ameaçou cancelar um acordo internacional alcançado com o Irã em 2015 sobre o programa nuclear que encerrou as sanções econômicas impostas ao país. A incerteza coloca a Índia em uma posição difícil diante de seus laços crescentes com os Estados Unidos. Fonte: Associated Press.

Fonte: Estadao Conteudo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado