Menu
Mundo

Na Argentina, turistas retiram golfinho morto do mar para tirar selfies

Arquivo Geral

17/02/2016 17h58

 

Nessa terça (16), a fundação argentina Vida Silvestre denunciou que turistas foram responsáveis pela morte de um golfinho, na cidade de Santa Teresita, na província de Buenos Aires. Um turista se defendeu nas redes sociais afirmandoi que o animal já estava morto ao ser encontrado na praia.

A fundação apontava que o animal teria morrido após ser retirado da água por turistas, na intenção de fotografá-lo. Ainda conforme relatos da Vida Silvestre, circulou na internet, pelo menos, dois registros fotográficos de golfinhos do tipo franciscana — um dos menores do mundo, que mede entre 1,30 e 1,70 metro — sendo tirados da água por banhistas que posavam com os animais na praia. 

Em nota, a entidade confirma que pelo menos um dos animais morreu poucos minutos depois e seu corpo foi deixado na areia. “O franciscana, como outros golfinhos, não pode ficar muito tempo fora da água. Tem a pele muito grossa e gordurosa que, fora da água, rapidamente provoca desidratação e morte”, explicou a Vida Silvestre. 

O golfinho franciscana ou também chamado de golfinho-do-rio-da-prata, é uma espécie em extinção e só é encontrado na Argentina, Uruguai e Brasil. Segundo a fundação, o potencial de recuperação desta espécie é muito baixa.

Já a Fundação Mundo Marinho esclareceu, por meio de nota divulgada no Facebook, que “quando sua equipe chegou ao local, o golfinho já não estava lá e que segundo relato de banhistas, o animal teria sido levado pelo mar adentro por um grupo de pessoas”, afirmou. 

A organização reforçou ainda que em casos de encontrar os animais vivos próximos à praia “é necessário que seja feito o contato com instituições profissionais competentes para o tratamento com o animal e para evitar riscos aos banhistas”, concluiu.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado