Menu
Mundo

Hackers descobrem falha em WhatsApp e instalam ‘vírus’

Lindauro Gomes

14/05/2019 8h54

Um grupo de hackers encontrou uma falha de segurança no WhatsApp e infectou vários aparelhos de celular com um spyware através de chamadas telefônicas.

O aplicativo de mensagens instantâneas é um dos mais populares do mundo e acumula 1,5 bilhão de usuários.

A empresa acredita que “algumas dezenas” de aparelhos tenham sido atingidos pelo vírus, que foi descoberto no início de maio. O spyware atua captando informações sobre as atividades do usuário na web e ativando as câmeras do celular.

Os dados colhidos são enviados para uma terceira pessoa. “O spyware tem todas as características de uma empresa privada conhecida por colaborar com alguns governos e países para desenvolver ferramentas para espionar ativistas, advogados e jornalistas, além de fazer outros tipos de controles”, disse um porta-voz do WhatsApp.

De acordo com a imprensa norte-americana, o spyware teria sido desenvolvido por uma empresa obscura com sede em Israel e chamada “NSO Group”. O WhatsApp informou que a falha, que afetada dispositivos Andoid e Iphones da Apple, já foi corrigida na última atualização do aplicativo.

Como se prevenir

“O WhatsApp incentiva as pessoas a baixarem a versão mais recente do nosso aplicativo, bem como em manter em dia o sistema operacional do seu telefone para se proteger contra possíveis ataques de segurança”, disse a empresa. (ANSA)

Passo a passo para atualizar o app

1.Entre no Google Play Store, no caso do Android, ou na Apple Store, no caso do iOS (iPhone);
2. Use a busca para procurar o aplicativo do WhatsApp e clique em atualizar;
3. Clique no aplicativo e verifique se o número da sua versão é igual às mais seguras divulgadas pela empresa (veja abaixo)

Observação: se você fizer os passos acima e não encontrar a opção de atualizar é porque seu aparelho pode estar configurado para atualização automática de aplicativos e já realizou o download da nova versão.

A última atualização foi disponibilizada nesta segunda-feira (13). É possível ver na Google Play e na AppStore qual versão está instalada no seu aparelho.

Segundo um comunicado divulgado no Facebook, a brecha de segurança afeta as versões do app anteriores a estas:

– WhatsApp para Android v2.19.134;
– WhatsApp Business para Android v2.19.44;
– WhatsApp para iOS v2.19.51;
– WhatsApp Business para iOS v2.19.51;
– WhatsApp para Windows Phone v2.18.348;
– WhatsApp para Tizen v2.18.15.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado