Menu
Mundo

Grécia busca acordo para liberação de empréstimo em reunião com Eurogrupo

Agência Estado

22/05/2017 13h29

Atualizada

Ministros de Finanças da Grécia e dos demais países da zona do euro estão reunidos em Bruxelas para negociar a liberação a Atenas de mais uma parcela de seu programa de resgate.

O ministro grego Euclid Tsakalotos tenta convencer seus colegas que a Grécia já fez o suficiente para receber a tranche de cerca de 7 bilhões de euros, parte do terceiro programa de socorro financeiro ao país, que expira em 2018 e pode envolver até 86 bilhões de euros no total. Em troca dos recursos, o governo grego prometeu uma séries de reformas, que são monitoradas pelos credores – os países da União Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI). Desentendimentos entre os credores – particularmente no que se refere a um pedido de alívio de dívida – têm travado as negociações.

O governo grego espera que o pacote de medidas aprovado na semana passada pelo Congresso do país, que inclui mais cortes de gastos e reformas econômicas, seja suficiente para destravar as negociações. Sem a liberação da próxima parcela de ajuda, a Grécia corre o risco de não conseguir cumprir com compromissos que vencem em julho.

O presidente do grupo de ministros das Finanças da zona do euro, o Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, afirmou que uma decisão sobre a liberação dos 7 bilhões de euros à Grécia pode sair ainda nesta reunião. Fonte: Associated Press

Fonte: Estadao Conteudo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado